Olá Alunos de Engenharia de Software, nesta atividade 01, você irá analisar a contextualização abaixo e, produzir uma explicação a cerca do solicitado.
De acordo com Perseguine (2016), a engenharia de requisito é uma subárea da Engenharia de Software, que visa obter um documento nas necessidades do usuário em termos sistêmicos. Isso é conhecido como requisitos e ele é formado por quatro atividades distintas que auxiliam durante o processo de desenvolvimento do software. Estas atividades são definidas da seguinte forma: identificação ou levantamento, análise e negociação, especificação e documentação, validação.
Tendo isso em mente, explique a relação que um documento de requisito de software tem com um processo de software.
A sua resposta deve ser digitada em um campo específico no próprio STUDEO, não sendo aceito arquivos em anexo, imagens, links entre outros.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Documento de requisito de software
O documento de requisitos delimita o escopo do conjunto de funcionalidades que um sistema deve prover, bem como descreve os atributos de qualidade que devem ser suportados. Este documento deve ser elaborado de maneira precisa, completa, consistente e, principalmente, compreensível aos stakeholders (isto é, os principais interessados no sistema). Note que o documento de requisitos será lido por várias pessoas interessadas no projeto como, por exemplo, cliente, gerente de projeto, engenheiro de testes e programadores, e, portanto, precisa comunicar com clareza os requisitos do sistema. Dessa forma, tem-se que um documento de requisitos tem que ser elaborado pelo engenheiro de software que compreende o conjunto de requisitos do sistema a ser desenvolvido; Deve ser analisado e confirmado pelos stakeholders; Serve como mecanismo de comunicação para os stakeholders e Captura e documenta os requisitos do projeto e serve de referência para testes, manutenção e evolução do sistema.
Processo de software
Processo de Software é um conjunto de atividades, ligadas por padrões de relacionamento entre elas, pelas quais, se as atividades operarem corretamente e de acordo com os padrões requeridos, o resultado desejado é produzido. O resultado desejado é um software de alta qualidade e com baixo custo. Obviamente, um processo que não aumenta a produção ou não pode produzir software com boa qualidade não é um processo adequado.
Explicação: