Olá acadêmico(a)!
Esta atividade proposta corresponde ao MAPA, ou seja, uma atividade que tem o objetivo de colocar você aluno(a) em uma situação de tomada de decisão, utilizando para tanto, a prática do conteúdo da disciplina de Teorias da Administração.
Escolas Clássica da Administração.
A escola Clássica tem um diferencial muito importante, pois corresponde aos primeiros estudos da administração de forma estruturada. Esse pioneirismo levou a situações interessantes, pois a Escola Clássica recebeu elogios e críticas de forma ampla, sem possibilitar – e receber – uma análise mais detalhada de cada situação. A Escola Clássica da Administração se constitui, basicamente das seguintes escolas.
Taylor: Administração Cientifica. Enfâse na tarefa/produção
Fayol: Teoria Administrativa. Enfâse na estrutura organizacional
Weber: Teoria da Burocracia. Enfâse na racionalidade.
Ford: Linhas de Montagem
Soluções para a tarefa
Neste caso vamos a escolher as características e contribuições da escola da clássica da administração de Taylor,
a) A empresa escolhida é uma fábrica de chocolate, chamada Wonka. C.A
b) A empresa atua no ramo alimentar, fabricando diversos tipos de chocolates, usando diversas máquinas e ferramentas, os trabalhadores são especializados de acordo com suas funções, há divisão do trabalho e a produção é limitada. A estrutura organizacional é constituída de forma horizontal.
c) A empresa busca garantir a máxima prosperidade para o empregador, juntamente com a máxima prosperidade para cada funcionário, por meio do treinamento e desenvolvimento das faculdades de cada indivíduo, para que eles possam realizar, com a maior rapidez e eficiência máxima o trabalho que melhor se adapte às suas habilidades naturais.
Assim se consegue armonizar as relações entre empregador e empregado de forma que cada trabalhador trabalhe o mais rápido e possível sob a direção e com a ajuda da gerência.
d) Ao adotar a gestão científica moderna, o problema de obter a máxima produção pode ser resolvido. A teoria ou filosofia da administração científica começa a ser entendida após uma evolução gradual do tipo de administração. Apesar dos anos a teoria de Taylor ainda é muito usada nas organizações, já que a produtividade é o principal objetivo na busca da competitividade para afrontar a globalização.