Oi, bom dia! Estou fazendo um trabalho de História, só que não encontrei respostas muito boas para as questões.. Vocês poderiam respondê-las? Agradeço desde já.
1- Por que a Guerra de Reconquista tem esse nome?
2- Como surgiu o condado ou reino de Portugal?
3- Quais os dois principais aspectos da Guerra de Reconquista?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-A Guerra da Reconquista foi uma batalha travada entre cristãos e muçulmanos pelo controle da Península Ibérica. Esse foi o início da formação de Portugal.
Inicialmente, a Península Ibérica era dominada pelos visigodos, mas depois passou ao domínio muçulmano. Os cristãos germânicos partiram, então, em busca da retomada do território a partir do século VIII.
Nesse período, a cidade do Porto estava sob domínio dos invasores, e os povos ibéricos cristãos, que mantinham apenas o controle sobre as Astúrias, começaram a lutar contra os muçulmanos na batalha que ficou conhecida como Guerra da Reconquista.
Essa guerra durou muitos anos. Depois da reconquista das terras que estavam tomadas pelos muçulmanos, a região passou a se chamar Terras Portucalenses. 2-O Reino de Portugal foi um reino que existiu no oeste da Península Ibérica, sul da Europa, precursor da atual República Portuguesa.
Existiu de 1139 a 1910 (771 anos), com 35 monarcas, divididos em quatro dinastias: Afonsina ou Borgonha (9), de Avis (9), Filipina (3) e de Bragança (14).
Após a revolução de 5 de outubro de 1910 e consequente implantação da República Portuguesa, este reino foi sucedido pela Primeira República Portuguesa. 3-As principais consequências das Guerras de Reconquista foram a criação de dois Estados Nacionais: Portugal e Espanha.
A formação de Portugal ocorreu a partir da formação do Condado Portucalense, no noroeste da Península, expandindo-se para a faixa litorânea ao sul, conquistando áreas urbanas e de forte comércio que eram controladas pelos mouros. O caso mais notório foi a conquista da cidade de Lisboa pelas tropas de Afonso Henriques, auxiliadas por cruzados ingleses, em 1147. Essa conquista fortaleceu Afonso Henriques econômica e politicamente frente aos senhores feudais do Norte, pois ampliou os territórios sob seu controle e o colocou em contato com uma economia monetarizada, que havia sido desenvolvida nas cidades litorâneas.
Explicação: