Ode ao burguês Eu insulto o burgês! O burguês-níquel, o burguês-burguês! A digestão bem-feita de São Paulo! O homem-curva! o homem-nádegas! O homem que sendo francês, brasileiro, italiano, é sempre um cauteloso pouco a pouco! Eu insulto as aristocracias cautelosas! os barões lampiões! os condes Joões! os duques zurros! que vivem dentro de muros sem pulos, e gemem sangues de alguns mil-réis fracos para dizerem que as filhas da senhora falam o francês e tocam os "Printemps" com as unhas! (...) Morte à gordura! Morte às adiposidades cerebrais Morte ao burguês-mensal! ao burguês-cinema! ao burguês-tílburi! Padaria Suissa! Morte viva ao Adriano! "— Ai, filha, que te darei pelos teus anos? — Um colar... — Conto e quinhentos!!! Mas nós morremos de fome!" ANDRADE, M. Disponível em: www.horizonte.unam.mx. Acesso em: 5 fev. 2016. (fragmento). Uma das marcas dos primeiros momentos do Modernismo, como componente do ideário de ruptura com a tradição, foi a crítica à burguesia. Mário de Andrade exercita sua ironia a serviço dessa postura crítica no poema "Ode ao burguês", cujo desenvolvimento se dá, entre outros empregos, por meio de adjetivação original e expressiva. Nesse sentido, identifica-se, entre os elementos constitutivos da organização do poema, a) um segundo elemento, em expressões como "burguês- níquel" ou "burguês-cinema", que, embora seja um adjetivo, cumpre função de caráter substantivo. b) o composto "burguês-burguês", uma curiosa formação em que o segundo elemento nada acrescenta ao primeiro, em termos significativos. c) a adjetivação dos substantivos "curva" e "nádegas", remetendo à ideia básica contida na "gordura" atribuída pejorativamente ao burguês. d) a colocação, lado a lado, dos adjetivos patronímicos "francês", "brasileiro" e "italiano", para fixar diferenças confirmadas no verso seguinte. e) a expressão adjetiva "sem pulos", atribuída ao substantivo "muros", realçando a ousadia e a liberdade que caracterizariam o burguês.
Soluções para a tarefa
Letra c.
Nota-se que o texto acima compreende uma obra inerente ao modernismo brasileiro, apresentando características relacionadas com as críticas abundantes à burguesia do então momento histórico, juntamente com críticas direcionadas à forma de escrita e ao conceito artístico existente.
Por isso, as frases são tomadas por sátiras além de ironias, como se pode notar nos insultos que são realizados à figura do burguês nacional.
Resposta:
c
Explicação:
Além da temática agressiva, de índole temperamental e intempestiva, o poema apresenta outras características do Futurismo, como o uso de substantivos compostos em substituição ao par substantivo-adjetivo (exemplos o homem-curva! o homem-nádegas! etc.). As principais características do Expressionismo relacionam-se à exploração do intimismo e da realidade interior da voz lírica, com temas que dizem respeito à morbidez, à solidão e ao pessimismo. Emoções como o ódio e o ímpeto não são corriqueiras desse movimento. Na literatura, o Cubismo se manifesta com a ruptura da sintaxe e com a dispersão das palavras, em desordem, sobre a página. Embora o Dadaísmo seja caracterizado por uma atitude estética irreverente e agressiva, os poemas dadaístas são exemplos de poesia sonora, nos quais ocorre o uso aleatório de sons e onomatopeias. Não há, no poema, elementos que façam alusão à realidade onírica ou ao psiquismo e ao inconsciente, que constituem as características mais emblemáticas da vanguarda do Surrealismo.