Atualmente as exposições nas redes sociais passaram a acontecer de forma desenfreada, como fotos, vídeos caseiros com conteúdos sensuais, comentários e xingamentos. O modo de diversão das pessoas foi alterado; todos os programas sociais são publicados instantaneamente nas redes sociais. Festas, shows, competições esportivas, lazer em geral e até os cardápios são divulgados. A privacidade dos usuários das redes sociais não é mais prioridade, uma vez que detalhes de suas vidas são postados, podendo comprometer as relações sociais e profissionais. Há pessoas que se ausentam nos seus empregos com falsas justificativas e, ao mesmo tempo, demonstram outra realidade nas redes sociais, participando de eventos sociais nos horários de trabalho. O programa Fantástico, da Rede Globo, fez uma reportagem muito interessante mostrando a alta exposição das pessoas. Foi montada uma tenda em um shopping com um falso guru que selecionava pessoas para uma consulta. A curiosidade em relação ao futuro fez com que pessoas procurassem tal guru. Elas informavam o nome e aguardavam para a consulta. Contudo, por trás da tenda, havia pessoas conectadas nas redes sociais que pesquisavam detalhes da vida de quem estava na consulta. O falso guru usava um ponto eletrônico no ouvido e as informações eram repassadas por meio das pesquisas feitas nas redes sociais. As pessoas ficavam perplexas com todos os detalhes informados pelo falso guru, ficando emocionadas em determinados momentos. Em seguida, um repórter surgia explicando que todas as informações dadas eram obtidas de sites de relacionamentos. As pessoas mostraram-se assustadas pela tamanha exposição e falta de privacidade e segurança. Fragmento do artigo "O Risco da Alta Exposição Pessoal nas Redes Sociais" , de Adiméia Bom Sucesso Dias Coelho Vida | Delano Carvalhalves Acesso em: 7 out. 2015 (adaptado). A despeito das reconhecidas vantagens que as novas tecnologias de informação e comunicação trouxeram para a sociedade, muitas posições críticas se manifestam a propósito do uso que delas se faz. No fragmento acima, a) destacam-se, em meio a diversas menções a atos cuidadosos para com a própria imagem, momentos em que as pessoas se expõem exageradamente. b) apresentam-se exemplos de como as pessoas estão deixando que informações colhidas em redes sociais se tornem prejudiciais, pela falta de privacidade. c) pretende-se mostrar como o ambiente de trabalho é o mais propício a vazamentos que comprometam a privacidade e prejudiquem os funcionários. d) revela-se a intromissão negativa da própria televisão no mundo privado das pessoas, expondo-as a situações ridículas. e) expõe-se uma situação que demonstra que as tecnolo- gias de informação e comunicação se confundem com as mais antigas práticas de charlatanismo.
Soluções para a tarefa
No fragmento acima, b) apresentam-se exemplos de como as pessoas estão deixando que informações colhidas em redes sociais se tornem prejudiciais, pela falta de privacidade.
O texto da exemplos de como as pessoas estao se expondo excessivamente nas midias sociais, o que pode ser prejudicial para as mesmas, ja que dados antes privativos tornam-se publicos e acessados senao por qualquer um, por muitas pessoas na internet.
Tais dados podem ser utilizados de maneira criminosa, entao e necessario tomar cuidados no que diz respeito as postagens que fazemos nas redes sociais.
O exercicio cita um caso negativo e/ou contraditorio, em que as pessoas se ausentam do trabalho por um motivo e durante esse periodo colocam na internet que estao vivendo situacoes totalmente diferentes daquelas descritas para o empregador.