História, perguntado por LuaRezende6699, 1 ano atrás

Observe os dois quadros a seguir.

Essas duas pinturas se referem à chamada Guerra da Tríplice Aliança (ou Guerra do Paraguai), ocorrida na América do Sul entre 1864 e 1870.

a) Esses quadros foram pintados cerca de dez anos depois de terminada a Guerra do Paraguai, o da esquerda, por um brasileiro, o da direita, por um uruguaio. Analise como cada um desses quadros procura construir uma determinada visão do conflito.

b) A Guerra do Paraguai foi antecedida por vários conflitos na região do Rio da Prata, que coincidiram e se relacionaram com o processo de construção dos Estados nacionais na região. Indique um desses conflitos, relacionando-o com tal processo.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
13

a) Apresentando uma visão épica sobre a Guerra do Paraguai, o quadro de Victor Meireles valoriza o sentimento de heroísmo daqueles que combatentes, claramente referindo-se aos brasileiros, que foram os vencedores na Batalha no Riachuelo.

 

Com uma visão totalmente diferente, Juan Blanes apresenta em sua obra um olhar humanitário do conflito, destacando os horrores de uma guerra, a desolação e a destruição causada pelos vencedores à população paraguaia.

 

 

b) Apesar de solicitar apenas um acontecimento, podemos citar pelo menos três conflitos que antecederam a Guerra do Paraguai:

 

Disputa entre Brasil e Argentina, a Guerra da Cisplatina (1825-28) originou a independência do Uruguai.

 

Insatisfeitos com a supremacia brasileira sobre o seu país, Oribe (1851) e Aguirre (1864-65), líderes blancos uruguaios, travaram algumas batalhas contra o Brasil.

 

Rosas (1851-52), ditador argentino, travou uma Guerra contra o Brasil, pois ansiava em recompor o território do antigo Vice-Reino do Prata, beneficiando a Argentina. Neste ínterim, colocou em risco a supremacia brasileira na região.

Respondido por raissamenegel
2

Resposta:

a) O quadro da esquerda, o Exército brasileiro se faz vencedor. Tal obra exalta o Exército brasileiro como uma força superior, que acabaria definitivamente com o conflito e marcaria a hegemonia brasileira na região. Já o quadro da direita, representa a destruição e miséria na qual se encontram as localidades marcadas pela guerra, ainda a ressalva de que essa obra retrata uma mulher solitária em meio à destruição e morte, situação que marcou o Paraguai após o fim do conflito devido ao alto índice de mortandade masculina.

b) A Guerra da Cisplatina (Brasil 3X Argentina), entre 1825 e 1828, que resultou na independência do Uruguai. A região havia sido anexada por D. João VI e a população local, assim como os argentinos, nunca aceitou tal situação. Apesar do desejo argentino de controlar a região, a guerra garantia a independência e a origem de um novo Estado, o Uruguai.

Explicação:

Perguntas interessantes