ENEM, perguntado por ryancosta4541, 5 meses atrás

Observe a ilustração a seguir sobre as placas tectônicas. Sobre essa ilustração, foram feitas as seguintes afirmações: I. O limite convergente pode ser identificado entre a Placa Indiana e a Placa Euro-Asiática. II. O limite divergente pode ser identificado entre a Placa Sul-Americana e a Placa Africana. III. O limite de falhas transformantes pode ser identificado entre a Placa Antártica e a Placa do Pacífico. Pode-se considerar a(s) afirmação(ões) correta(s): A Apenas I e II. B Apenas II e III. C Apenas I e III. D Todas as afirmações

Soluções para a tarefa

Respondido por larissamagrani
5

O tectonismo ou diastrofismo possibilita a alteração da paisagem terrestre através da movimentação das placas tectônicas, formando cadeias montanhosas (A).

As placas tectônicas

  • O agente endógeno tectonismo é responsável por modificar as formas de relevo na paisagem natural. Com movimentos de colisão e afastamento, esse abalo faz com que as células ou correntes de convecção se movimentem.

  • Há dois tipos de movimentação das placas tectônicas: a orogênese e a epirogênese.

  • Orogênese é um tipo de movimento horizontal, causando aproximação e afastamentos das placas e provocam terremotos, cadeias montanhosas e vulcanismo.

  • Epirogênese consiste no movimento vertical das placas. Ele provoca a emigração ou a imigração de magma do subsolo e causa a declinação do relevo.

  • Sabe-se que existem doze placas tectônicas no mundo, a saber: Africana, Antártica, Arábica, Caribeana, dos Cocos, Eurasiática, Filipina, Indo-Australiana, de Nazca, Norte-Americana, do Pacífico e a Sul-americana.

Saiba mais sobre placas tectônicas em: brainly.com.br/tarefa/22437912

Anexos:
Respondido por Luh537
2

Resposta:

letra A

Explicação:

O limite convergente entre placas é indicado por setas que estão convergindo para um mesmo ponto, como ocorre entre a Placa Indiana e a Placa Euro-Asiática (afirmação I). O limite divergente entre placas é indicado por setas que estão em sentidos opostos para um mesmo ponto, como ocorre entre a Placa Sul-Americana e a Placa Africana (afirmação II). O limite de falhas transformantes é indicado por duas linhas justapostas entre placas e com sentidos opostos, mas que não aprece em nenhum momento nesse mapa.

Perguntas interessantes