Observa-se um panorama das metodologias utilizadas na educação dos surdos no Brasil desde 1855 até nossos dias, enfatizando-se as diferenças, filosofias, vantagens e desvantagens para a escolarização dos alunos surdos. Assim pudemos entender a história da educação surda, bem como as diferentes metodologias educacionais empregadas ao longo dos anos. Desta forma, também compreendemos o surdo em suas particularidades, sua língua e consequentemente a sua vida em sociedade atrelada ao processo de inclusão. Cada metodologia analisada representou em seu momento histórico alguma vantagem ou desvantagem na educação dos alunos surdos. Depois desta reflexão, questionamos: existe diferença entre a abordagem Comunicação Total e a metodologia Bimodalista? a ) Sim, há diferença entre elas. A primeira trabalha com poucos recursos pedagógicos para conseguir simultaneamente a comunicação do surdo e do ouvinte, assim como a segunda usa a linguagens de sinais para conseguir a comunicação plena. b ) Sim, há diferença. A primeira trabalha com vários recursos pedagógicos para conseguir a comunicação do surdo. A segundfa uso das linguagens oral e de sinais para conseguir seu intento. c ) Não há diferença entre elas. A primeira e a segunda tem o mesmo objetivo pedagógico, trabalhar com poucos recursos tecnológicos para conseguir a comunicação do surdo, fundindo-se em uma metodologia educacional mista. d ) Não há diferença entre elas. A primeira trabalha com poucos recursos pedagógicos para conseguir a comunicação do surdo, assim como a segunda usa várias linguagens oral e de sinais dentre outras. e ) Não há diferença entre elas. A primeira trabalha com poucos recursos pedagógicos para conseguir a comunicação do surdo, assim como a segunda usa várias linguagens oral e de sinais dentre outras.
Soluções para a tarefa
Resposta:
"Sim, há diferença. A primeira trabalha com vários recursos pedagógicos para conseguir a comunicação do surdo. A segundfa uso das linguagens oral e de sinais para conseguir seu intento."
Explicação:
fiz a prova e acertei.
Resposta:
b ) Sim, há diferença. A primeira trabalha com vários recursos pedagógicos para conseguir a comunicação do surdo. A segundfa uso das linguagens oral e de sinais para conseguir seu intento.
Explicação:
Sim, há diferença entre a metodologia comunicação total e o bimodalismo. A primeira abordagem não é uma técnica específica, muitas formas de trabalho podem ser adotadas nesta prática, mas é considerada uma filosofia, um estilo de ofício que na sua concepção original privilegia a criança surda em suas demandas, e aceita qualquer forma (estrutura) de comunicação da criança. Enquanto isso, o bimodalismo se refere à forma pela qual a língua é ofertada à criança, que ocorre por meio da língua oral, no caso brasileiro, o idioma português, acompanhada com sinais (Libras), esperando que a criança venha a desenvolver suas habilidades linguísticas, sendo feito todo um trabalho de aproveitamento de restos auditivos e de fala.