Objetivos:
Refletir sobre diferentes atividades com os nomes próprios.
Promover a leitura, interpretação, reflexão e produção textual a partir das análises realizadas.
Expressar-se com clareza e adequação.
Elaborar resposta autoral.
Conhecer e utilizar de forma correta as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
A VAP 2 intenciona a reflexão sobre a prática pedagógica em sala de aula, atrelada às atividades com nomes próprios, indicadas para no processo de aquisição da base alfabética. Para tanto, leia os textos que seguem:
TEXTO 1: [...] Saber escrever o próprio nome é um valioso conhecimento que fornece às crianças um repertório básico de letras que lhes servirá de fonte de informação para produzir outras escritas. É importante realizar um trabalho intencional que leve ao reconhecimento e reprodução do próprio nome para que elas se apropriem progressivamente da sua escrita convencional. (RCNI, 1998, p. 147, v.3)
TEXTO 2: “[...]a importância da escrita do nome próprio, vem do fato de este significar uma interpretação real, verdadeira e estável de algo singular, o que facilitaria a informação sobre a ordem do conjunto de letras que compõe a palavra que está sendo escrita. A escrita do nome próprio parece ser uma peça-chave para o início da compreensão da forma de funcionamento do sistema de escrita” (Teberosky -1993, p. 35)
Proposta da Atividade:
Após ler os fragmentos apresentados e pesquisar sobre o tema, você deverá elaborar um texto, enumerando/exemplificando 6 tipos de atividades de alfabetização para realizar com o nome próprio. Procure organizar os itens com atividades que:
•propiciam a reflexão sobre a escrita; •propiciam o uso dos nomes como modelos para outras escritas; •envolvam a identificação e a organização.
O texto deverá conter um título; um parágrafo introdutório, argumentando a favor do trabalho com os nomes próprios; elencar os nomes das 6 atividades e um parágrafo de fechamento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Dentre atividades que contemplam a alfabetização, pode-se citar:
- leitura individual;
- leitura coletiva;
- gincanas educacionais;
- ditados orais;
- ditados escritos;
- paradidáticos.
A alfabetização e letramento podem sim andar separados, mas para consolidação do ensino e aprendizagem eles tem que caminhar juntos.
O letramento compreende ao processo de leitura e escrita fazendo relação as práticas sociais, enquanto a alfabetização é um tempo na vida escolar onde os alunos aprendem a ler e escrever.
Elas podem ser vistas como complementares, pois a relação com situações práticas fixa o assunto, fazendo com que os alunos aprendam os conteúdos de maneira natural.
Bons estudos!
silvamatias54:
me ajuda por favor
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Psicologia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás