Saúde, perguntado por thomazpoentes2105199, 5 meses atrás

O vírus Zika foi identificado inicialmente no Brasil no ano de 2015. Nesse ano, o Ministério da Saúde foi notificado pelo Estado de Pernambuco sobre um aumento significativo nos casos de microcefalia no estado, que alterou o padrão da ocorrência dessa enfermidade no Brasil e causou a declaração de estado de emergência em saúde pública (BRASIL, 2015). A base dessa associação entre o vírus Zika e a microcefalia ocorreu inicialmente pelas análises clínico-epidemiológicas dos recém-nascidos com essa enfermidade nos estados do Nordeste (CABRAL et al., 2017). Entre os achados clínicos observados nos indivíduos adultos infectados, encontram-se febre baixa, o aparecimento de exantema pelo corpo, dores articulares e hiperemia conjuntival, além de em alguns casos também ser observada a presença de náuseas e vômitos. Em gestantes, a infecção ocasionou a ocorrência de um elevado número de casos de microcefalias nos bebês recém-nascidos. Por ser caracterizada como uma arbovirose, qual dos gêneros de artrópodes nas alternativas abaixo tem relação com essa enfermidade no Brasil.

BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria GM nº 1.813, de 11 de novembro de 2015. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) por alteração do padrão de ocorrência de microcefalias no Brasil. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 2015 nov 12; Seção 1:51.

CABRAL, C. M. et al. Descrição clínico-epidemiológica dos nascidos vivos com microcefalia no estado de Sergipe, 2015. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 26, n. 2, p. 245-254, 2017.

a.
Aedes sp.

b.
Anopheles sp.

c.
Culex sp.

d.
Lutzomyia sp.

e.
Mosquitos do gênero Culicoides

Soluções para a tarefa

Respondido por Gilmarfarmaco
0

Resposta:

A

Explicação:

A dengue é uma infeção causada por um flavivírus que tem como vetor mosquitos da espécie Aedes aegypti. Confira a seguir uma imagem de uma fêmea adulta de Aedes aegypti, principal vetor biológico da dengue, Chikungunya e Zika no Brasil na figura “Fêmea adulta de Aedes aegypti”.

Perguntas interessantes