Em um indivíduo saudável, quando os níveis de cortisol produzidos pela glândula suprarrenal aumentarem na circulação sanguínea, um hormônio da hipófise passa a atuar no seu controle. 1. Que hormônio é esse? Fale das suas características e das características gerais da glândula que o produz. 2. Explique o mecanismo de controle envolvido nessa situação.
Soluções para a tarefa
Resposta: 1- O ACTH- hormônio peptídico produzido pela adeno-hipófise (hipófise anterior) responsável pelo controle da produção dos hormônios esteroides do córtex adrenal.
2- O ACTH é secretado na corrente sanguínea e chega na glândula suprarrenal (córtex), quando se liga aos receptores da zona fasciculada estimula a produção do hormônio cortisol (glicocorticoide). O Cortisol em altas concentrações inibe a produção do ACTH, enquanto, em baixas concentrações, é um estímulo à produção e liberação do ACTH pela hipófise anterior.
Explicação
1. A produção dos hormônios da glândula suprarrenal é regulada pelo hormônio adenocorticotrófico (ACTH). Trata-se de um polipeptídeo de com 39 aminoácidos produzido pela e secretado pela adeno-hipófise. A adeno-hipófise constitui o lobo anterior da glândula hipófise. Esse lobo consiste em uma estrutura altamente vascularizada. As células hipofisárias que circundam os capilares produzem diversos hormônios (hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), hormônio estimulante da tireoide (TSH), hormônio do crescimento (GH), prolactina, hormônio luteinizante(LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH). A hipófise também é constituída por um lobo posterior chamado neuro-hipófise, onde são liberados o hormônio antidiurético (ADH) e a ocitocina. Todos os hormônios hipofisários estão sob controle hipotalâmico.
2. Nessa situação o que ocorre é a inibição da liberação de ACTH e de CRH por retroalimentação negativa feita pelo cortisol. Ou seja, o cortisol se liga a um receptor de glicocorticoide presente no hipotálamo e na adeno-hipófise sinalizando a necessidade de diminuir a produção de CRH e ACTH. Com esse tipo de regulação, a produção de cortisol pela suprarrenal passa a ser mantida dentro dos valores de normalidade.