ENEM, perguntado por laurinhadans9548, 10 meses atrás

O verdadeiro fundador da sociedadecivil foi o primeiro que, tendocercado um terreno, lembrou-se dedizer "isto é meu" e encontroupessoas suficientemente simplespara acreditá-lo. Quantos crimes,guerras, assassínios, misérias ehorrores não pouparia ao gênerohumano aquele que, arrancando asestacas ou enchendo o fosso,tivesse gritado a seus semelhantes:"Defendei- vos de ouvir esseimpostor; estareis perdidos seesquecerdes que os frutos são detodos e que a terra não pertence aninguém!". Grande é a possibilidade,porém, de que as coisas já entãotivessem chegado ao ponto de nãopoder mais permanecer como eram.Foi preciso fazer-se muitosprogressos, adquirir-se muitaindústria e luzes, transmiti-las eaumentá-las de geração parageração, antes de chegar a esseúltimo termo do estado de natureza.Considerando o texto, avalie asafirmações a seguir com base nasideias de Rousseau.I. A desigualdade moral oupolítica depende de umaconvenção entre os homens.II. Há privilégios de que algunshomens gozam em prejuízo deoutros homens.III. A ideia depropriedade se formourepentinamente no espírito humano.É correto o que se afirma em@ I,apenas.O III,apenas.O I e II,apenas. fú IIe III, apenas.O I, II e III.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

I é verdadeira, já que, para Rousseau, os homens são por natureza iguais, e toda a desigualdade nasce de decisões e escolhas políticas, feitas pelos grupos que detém o poder, de organizar de um modo e não de outro a sociedade.

II é verdadeira, sendo estes privilégios, na visão de Rousseau, por natureza injustos e injustificáveis, pois agridem o que seria a natureza humana.

III é falsa, e o texto afirma justamente o oposto: a criação da propriedade privada e das desigualdades se deu em etapas, e não de repente.

É correta a alternativa C.

Perguntas interessantes