O vazio sanitário consiste na proibição do plantio de determinada espécie vegetal em algumas épocas, vem sendo considerado como uma estratégia de manejo cada vez mais importante no cenário agrícola brasileiro (BERGAMIN FILHO e AMORIM, 2018).Na cultura da soja, esta técnica é muito utilizada para controle de uma das principais doenças da cultura. Sua aplicação consiste em manter um período que varia de 60 a 90 dias, sem plantas de soja vivas e plantas voluntárias no campo. Esta medida ajuda a reduzir o inóculo do patógeno, retardando assim a ocorrência da doença na próxima safra, uma vez que o ciclo do patógeno é “quebrado”, pois não passará pela fase de sobrevivência do ciclo patógeno-hospedeiro.
Fonte: BERGAMIN FILHO, Armando; AMORIM, Lilian. Princípios gerais de controle. In: AMORIM, Lilian; REZENDE, Jorge Alberto Marques; BERGAMIN FILHO, Armando (Ed.). Manual de Fitopatologia: Princípios e Conceitos. ed. Ouro Fino: Agronômica Ceres Ltda., 2018. Cap. 14. p. 215-227.
Tendo em vista o exposto, selecione entre as alternativas a que corresponde corretamente ao patógeno responsável pela utilização do vazio sanitário da cultura da soja.
Escolha uma:
a.
Colletotrichum truncatum
b.
Macrophomina phaseolina
c.
Cercospora sojina
d.
Phakopsora pachyhizi Correto
e.
Sclerotinia sclerotiorum
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
Phakopsora pachyhizi
Explicação:
Estudado e respondido.
Respondido por
4
Resposta:
Phakopsora pachyhizi
Explicação:
correto pelo ava
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás