O uso do termo "América Pré-Colombiana" para designar o continente americano e os povos que nele habitavam antes da chegada dos europeus é muito discutido pelos historiadores. A maioria deles considera o termo eurocêntrico, uma vez que submete a história das sociedades nativas à lógica europeia: o passado é definido em função de uma temporalidade estranha aos povos que habitavam o continente. O termo pré-colombiano parece desconsiderar as culturas nativas, anteriores à viagem de Cristóvão Colombo. Hoje, parece mais correto usar o termo América indígena, que dá ênfase aos povos nativos. Mas nem essa expressão encontra-se isenta de eurocentrismo, pois inclui povos e sociedades muito diferentes sob a mesma denominação, além de manter o nome América, uma invenção para designar o continente que os europeus até então desconheciam. Trata-se de um problema difícil de contornar, pois o vocabulário histórico relacionado ao tema sempre foi construído com o olhar europeu. Mas, se temos de chamar a América pelo nome que acabou por se tornar famoso, devemos ao menos estar conscientes da historicidade de nosso vocabulário. · Pesquise a origem do termo América, identificando o eurocentrismo presente no conceito. Vamos testar? 1. As estruturas dos impérios Asteca e Inca eram similares, não obstante a ausência de qualquer contato entre o México e o Peru no período anterior à conquista espanhola. Eram impérios tributários baseados na exploração das aldeias de suas respectivas regiões, seja na arrecadação de excedentes agrícolas, seja no recrutamento de aldeões para obras de interesse coletivo. Essa similitude permite comparar o significado cultural do cargo de chefia nesses impérios. Considerando as semelhanças e as diferenças entre as duas culturas, é possível afirmar que:
a) Tanto o imperador inca como o tlatoani asteca eram divinizados pelos respectivos súditos, pois eram considerados filhos do Sol.
b) A sucessão imperial asteca era eletiva, enquanto a sucessão inca era hereditária.
c) O imperador inca era considerado um deus, filho do Sol, enquanto o significado em nahuatl de tlatoani é "aquele que fala", em especial o que comanda a guerra.
d) O soberano inca era escolhido pelos curacas do Império, enquanto o tlatoani asteca era um cargo hereditário.
e) Inexistiam, a rigor, regras sucessórias nos impérios asteca e inca, sendo comum a disputa política entre pretendentes rivais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
Alternativa B
Os astecas eram vistos como a frente de seu tempo pois elegiam de forma um pouco diferente do que é hoje o sucessor imperial. Já nos incas a susseção era hereditária, e isso até causava conflitos entre eles Bons ESTUDOS :)
Respondido por
0
Resposta:
Letra B, Alternativa correta
Explicação:
espero ter ajudado
Perguntas interessantes