O uso do Presente do Indicativo 1. Observe o período: Assim que o marido morreu, a viúva viaja para Londres e arruma um namorado. Sobre esse período, afirmamos: I. Os verbos viaja e arruma estão no Presente do Indicativo, já o verbo morreu está no Pretérito Perfeito. II. A ideia de Pretérito transmitida pelo verbo morreu permite que os outros verbos (viaja e arruma), mesmo no Presente, mantenham a ideia de Passado. III. Os verbos no Presente nos aproximam, por assim dizer, do acontecimento. A viagem da viúva e o novo namorado que ela arrumou são ações muito próximas da morte do marido. O Presente reforça o nosso espanto, pois mal o marido tinha morrido e ela já estava viajando e arrumando novos amores. Estão corretas: a) apenas I e II. b) apenas II e III. c) apenas I e III. d) todas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
No período: "Assim que o marido morreu, a viúva viaja para Londres e arruma um namorado."
Estão corretas: d) todas
Morreu: verbo no passado ou pretérito perfeito
Viaja e arruma: verbos no presente do indicativo
A ideia de passado é transmitida pelo verbo “morreu”, por isso permite o entendimento de que os verbos “viaja” e “arruma”, mesmo estando no presente, tenham sentido de algo que já passou.
Isto se chama intenção comunicativa do locutor, isto é, da pessoa que disse a frase. O locutor quis dizer que na mesma hora que o marido morreu, a viúva foi a Londres e arrumou um namorado. A mensagem foi clara, a viúva não perdeu tempo.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás