O trecho abaixo faz parte do conto “O poço” , de Mario de Andrade. Assinale a única alternativa INCORRETA sobre o conto.
a)As questões sociais, os problemas do proletariado brasileiro e as denúncias são temáticas que caracterizam o engajamento político marcante na Segunda Fase Modernista brasileira.
b)A preocupação acerca do aprimoramento da linguagem, marca da Segunda Fase Modernista brasileira, pode ser comprovada no trecho: “Agora vocês hão-de ter paciência, mas ficar sem minha caneta é que eu não posso! têm que descer lá dentro buscar!”.
c)A Geração de 30, que se estendeu de 1930 a 1945, é também conhecida como fase de construção e sua produção literária é voltada para a denúncia e retrato de maneira mais objetiva da realidade brasileira.
d)Todos os personagens vivem situações de opressão acintosas, práticas precárias e de autoritarismos entre empregador e empregados e esses representam tipos que, ainda hoje, vemos nas relações de trabalho.
e)Em “O Poço", a temática social é contundente e os trabalhadores descobrem-se impotentes diante dela.
Soluções para a tarefa
A alternativa INCORRETA sobre o conto "O Poço", de Mário de Andrade, é:
b) A preocupação acerca do aprimoramento da linguagem, marca da Segunda Fase Modernista brasileira, pode ser comprovada no trecho: “Agora vocês hão-de ter paciência, mas ficar sem minha caneta é que eu não posso! têm que descer lá dentro buscar!”.
Na verdade. um dos principais propósitos do conto "O Poço", de Mário de Andrade, é revelar a opressão causada aos trabalhadores do proletariado brasileiro, evidenciando questões sociais.
Não existe uma preocupação com aprimoramento de linguagem, visto que o autor visa relatar a linguagem utilizada na realidade, não importando se está correta ou não, visto que o propósito é final é demonstrar a correlação entre a opressão causada pelas camadas dominantes.