Física, perguntado por sofialg, 10 meses atrás

O texto seguinte foi extraído do portal de notícias G1. Leia-o com atenção. Prédio “derrete” Jaguar com reflexo do sol na Inglaterra O edifício conhecido como “Walkie talkie”, em Londres, na Inglaterra, foi capaz de derreter pe- ças de um Jaguar com o reflexo do Sol. O inglês Martin Lindsay havia estacionado seu Jaguar XJ no distrito financeiro da cidade, mas, quando voltou para pegar o carro, descobriu que um retrovisor e o emblema da marca haviam derretido e uma das laterais do veículo estava deformada. “Não conseguia acreditar”, disse Lindsay, destacando que o prédio pagou o conserto do veículo, que custou 946 libras (R$ 3 490). Na semana passada, a administração do prédio informou que estava investigando o episódio e que havia solicitado à cidade de Londres para não permitir o estacionamento em áreas afetadas pelo reflexo do Sol. Explique, fisicamente, como a superfície espelhada do edifício londrino conseguiu derreter partes do automóvel estacionado a sua frente. Caso queira, produza um esboço para auxiliar na sua explicação.

Soluções para a tarefa

Respondido por colossoblack
8

Observe que o ocorrido mostra que raios solares incidem sobre a superfície do prédio e refletem. Porém para que seja suficiente o derretimento, esses raios devem refletir de modo a convergir para um único ponto e isso concentra os raios e permite o aquecimento a ponto de derreter.

Anexos:
Respondido por taisreisufvjm
3

A superfície espelhada do edifício londrino funcionou como um espelho côncavo (ou parabólico côncavo), convergindo a luz do Sol (cujos raios são paralelos entre si) para uma região focal, onde se encontrava o automóvel em questão.

Perguntas interessantes