História, perguntado por gabimmonteiro838, 1 ano atrás

O texto abaixo é de autoria do historiador e ensaísta búlgaro Tzvetan Todorov e faz parte de um livro dedi-cado à análise do pensamento iluminista. Depois de tê-lo lido, responda às questões propostas adiante.A autonomia sozinha não basta para descrever a maneira como as Luzes concebem o ideal da condutahumana. É melhor ser dirigido por sua própria vontade do que por uma regra vinda de fora, decerto, maspara ir aonde? Nem todas as vontades e ações são equivalentes. Ora, não se pode mais apelar ao céu paradecidir quais são as boas e quais são as más, é preciso ater-se às realidades terrestres. Da finalidadelongínqua – Deus – deve-se passar a uma finalidade bem mais próxima. Esta, proclama o pensamentodas Luzes, é a própria humanidade. É bom o que serve para aumentar o bem-estar dos homens.Tal afirmação representa uma flexibilização da doutrina cristã mais do que sua rejeição. Esta colocou defato a equivalência dos dois amores, a Deus e ao próximo. São Paulo proclama diversas vezes que “aqueleque ama o próximo cumpriu a Lei”. Simplesmente, os pensadores das Luzes declaram se satisfazer comum só termo dessa equação. “Basta que os homens se apeguem ao amor cristão; pouco importa o queaconteça à religião cristã” – escreveu Lessing em 1777: o quadro doutrinal e institucional é afastado,não o conteúdo que ele valorizava. É o mesmo espírito deísta que Franklin ilustra dez anos mais tarde,afirmando: “O culto mais agradável a Deus é fazer o bem aos homens”. O amor pelos seres humanos nãotem necessidade de uma justificativa divina [...].Daí o ser humano se tornar o horizonte de nossa atividade, o ponto focal para o qual tudo converge. Quan-do Diderot se interroga sobre o princípio que unifica seu projeto enciclopédico, ele só vê um: o homem. Eassim é para o universo que essa Enciclopédia tenta apreender e representar. “Por que não introduzimoso homem em nossa obra como ele está colocado no universo? Por que não faríamos dele um centrocomum?” É ao mesmo tempo um direito e um dever: o homem se torna o centro da obra porque ele é ocentro do mundo – ou melhor, é o que lhe dá sentido. [...]Uma palavra designa o bem-estar humano nesta Terra: é a felicidade. Sua busca se torna legítima esubstitui a salvação. [...] Os quadros dos pintores representam os encantos da vida campestre, as diver-sões da vida privada, a felicidade citadina, a felicidade doméstica, os prazeres e as alegrias dos homens.Onde é preciso procurar as chaves da felicidade? A maioria dos filósofos e escritores não se contenta emencorajar as reformas sociais, mas valoriza as experiências individuais. E entre estas, o primeiro lugar éocupado pelas afeições que ligam cada um aos seres que o cercam. [...]Por volta do fim do século XVIII, pretende-se erguer a felicidade como finalidade, não apenas da existên-cia individual, mas também do governo do Estado. A “busca da felicidade” figurará nos Estados Unidos daDeclaração da Independência; na França, Lavoisier, ao mesmo tempo químico notável e homem político,escreveu uma tese em 1787: “A verdadeira finalidade de um governo deve ser aumentar a soma dos pra-zeres, a soma da felicidade e do bem-estar de todos os indivíduos.” [...] A Revolução, da qual será vítimaLavoisier, mostrará que é pouco recomendável deixar a totalidade de uma existência humana aos cuida-dos do governo. Resta, no entanto, o princípio segundo o qual as instituições sociais de um país devemestar a serviço dos homens e das mulheres que nelas vivem.(TODOROV, Tzvetan. O espírito das Luzes. São Paulo: Barcarolla, 2008. p. 103-107.)a) De acordo com Todorov, o pensamento iluminista representou uma ruptura com o cristianismo? Explique.b) O romantismo nasceu no final do século XVIII na Alemanha, Inglaterra e Itália, tendo se espalhado rapi-damente pela Europa. Especialmente forte na França, valorizava os sentimentos e a emoção, a liberda-de criativa, a história e o ideal de nação. Considerando o texto acima, explique que relação o surgimentodo romantismo pode ter tido com a difusão do iluminismo.c) Em sua opinião, de que maneira o Estado pode se tornar promotor da felicidade humana? Desenvolvaargumentos para sustentar seu ponto de vista.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
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a) Não, de acordo com o autor, o iluminismo não rompeu com o cristianismo, mas sustentou seus valores, não necessariamente ligados à igreja.

b) O romantismo pode ter sido influenciado pelo iluminismo porque seus ideais diziam que a felicidade não estava no Céu, mas na terra, com a relação harmoniosa entre os homens e o bem-estar.

c) O Estado pode promover o bem-estar humano ao garantir condições ideais de vida a todos, promovendo ações de igualdade de direitos, sistematizando as leis, trazendo melhorias físicas aos centros urbanos...
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