O teórico educacional norte-americano David Kolb trouxe inúmeras contribuições para a compreensão do processo de aprendizagem. Além de investigar as motivações que influenciam o desempenho e a apreensão do conteúdo, ele também pesquisou como cada indivíduo aprende. Desta forma, ele trouxe à tona a importância de considerar vários tipos de aprendizagem quando elaboramos um conteúdo de aula ou treinamento.
De acordo com David Kolb, existem quatro estilos de aprendizagem, são eles:
I. Acomodador é o tipo de pessoa que se estimula com desafios e gostam de aprender coisas novas;
II. Convergentes são aqueles que procuram colocar em prática aquilo que aprendem;
III). Assimiladores são pessoas observadoras, que procuram fazer conexões entre o aprendizado e o seu dia-a-dia;
IV. Divergentes são bons para atividades que exigem criatividade, inovação e criação de novas ideias.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, II, III, IV e V estão corretas
Explicação:
Teórico ou assimilador:
Ao explorar cada um, nota-se que o perfil teórico ou assimilador tendem a olhar mais. Eles percebem a informação de modo abstrato e a processam de forma passiva, sendo sua maior característica a capacidade de criar modelos teóricos. Alunos com perfil teórico dominante tendem a ter mais facilidade e sucesso com a leitura de textos, resumos, apostilas, em momentos isolados, pois assim conseguem processar melhor a informação.
Pragmático ou convergente:
O perfil pragmático ou convergente costuma pensar mais, visto que percebem a informação de forma abstrata, mas a processam de modo ativo. Com isso, tendem a tornar o conhecimento teórico mais palpável e prático de acordo com suas vivências, ou seja, a aplicar suas ideias de forma prática. Os fluxogramas, tabelas são exemplos de ferramentas que se adequam melhor a esse estilo.
Ativista ou acomodador:
No caso do perfil ativista ou acomodador, fazer é seu maior forte. Eles percebem a informação de modo concreto e ainda a processam de modo ativo. Por conta disso, tendem a concretizar, realizar planos e experiências e a se envolver em novas experiências. Ao serem ensinados sobre meningite, aprendem muito mais vendo um paciente com meningite, tratando e cuidando dele do que simplesmente lendo o tema no livro. Outra opção interessante é a de ensinar outras pessoas, pois é um momento em que tornam a informação ainda mais concreta ao repassar o conhecimento para outros colegas.
Reflexivo ou divergente:
O perfil reflexivo ou divergente é o oposto do último. Nesse estilo de aprendizagem, o indivíduo tende a sentir mais, a perceber a informação de modo concreto, porém a processar de modo passivo. Sua maior característica é a imaginação. Eles recebem a informação, mas precisam refletir sobre ela para que seu conhecimento seja melhor fixado. Tendo isso em vista, podem apresentar dificuldades com aulas teóricas e presenciais. A vídeo aula é uma boa opção, pois permite que faça pausas sempre que precisar refletir sobre algo sem se perder nos próximos assuntos discutidos.