O tempo passa, o mundo dá voltas e as formas de compreender os fenômenos sociais também mudam. Assim, a forma como a deficiência foi encarada e compreendida pela sociedade mudou muito, bem como os modelos, concepções e princípios que embasaram as ações no cenário da acessibilidade.
Considere as concepções abaixo:
Desenho universal
Vida independente
Modelo médico
Modelo social
Relacione as características às concepções acima indicadas.
( )Esse modelo transfere o foco para as adaptações que devemos fazer no entorno da pessoa com deficiência.
( )Tem como princípio a convicção de que a pessoa com deficiência é que deve ter o controle de sua situação.
( )O problema está na pessoa com deficiência, portanto é ela que deve adaptar-se à sociedade, tal como ela se apresenta.
( )Concepção de ambiente a ser usado por todas as pessoas, de todas as idades e capacidades, sem a necessidade de adaptação.
( )Surge o conceito de reabilitação. Um conjunto de especialistas passam a cuidar da pessoa com deficiência, pois sabem o que é melhor para ela.
( )Reconhece que as principais barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência são os ambientes sem acessibilidade, o preconceito e a discriminação.
Assinale a opção correta:
2 - 3 - 1 - 1 - 4 - 2
4 - 2 - 3 - 1 - 3 - 4
4 - 3 - 3 - 1 - 2 - 4
4 - 2 - 3 - 4 - 3 - 1
3 - 2 - 1 - 4 - 3 - 1
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta:
4 - 2 - 3 - 1 - 3 - 4
Explicação:
Corrigo pelo AVA
Respondido por
4
É correta a alternativa 2, cuja sequência é 4 - 2 - 3 - 1 - 3 - 4.
O Modelo social é aquele que transfere o foco para as adaptações que nós devemos fazer no ambiente que está no entorno da pessoa com deficiência
Uma Vida independente é o princípio da convicção de que a pessoa com deficiência é que deve ter o controle de sua situação. Isso lhe dá liberdade, fator que toda pessoa com deficiência e limitação física deseja; ir e vir tranquilamente, cuidar-se, etc.
Abraços!
Perguntas interessantes