O tempo histórico revela e esclarece o processo pelo qual passou ou passa o contexto estudado, demonstrando que em cada época os acontecimentos humanos demonstraram uma especificidade. Pensando nesta questão, estudiosos refletiram sobre o tempo nos diferentes períodos históricos, conforme é possível notar no extrato de texto abaixo: O tempo do conhecimento reflete, em geral, o tempo vivido embora nem sempre coincida com ele. Antes do século XIX, o vivido histórico e seu conhecimento foram marcados pelo tempo da "alma", por um tempo mitológico ou teológico, ou filosófico. As sociedades míticas, religiosas ou "racionalistas" elaboraram uma forma de conhecimento histórico que tinha como base um tempo mítico, religioso e filosófico. O tempo vivido era pensado com conceitos como Deus, alma, graça, rei, milagres, salvação, fim do mundo, mal/bem, quando a sociedade era religiosa; quando era racionalista, o tempo vivido era pensado com conceitos como espírito, liberdade, história, ação intensão, justiça, fases, emancipação, sujeito, homem, etc. Para essas sociedades e modos de saber do humano, o tempo natural, se é importante, não é determinante. A história humana não é inscrita no tempo cósmico, mas na história divina ou racional, em que o tempo cósmico ganha um sentido cultural. Convivendo com esses tempos, começou a preocupação com a datação rigorosa, na Renascença, que perde de vista o lado da alma e da cultura. O esforço dos "eruditos" de então era o de adequar a história ao calendário. Esse esforço foi prosseguido pelos ‘positivistas’, no século XIX. Nesse século, aliás, o tempo físico se impôs sobre todo conhecimento da sociedade. A filosofia e sua influência espiritual começaram a recuar em relação ao avanço do tempo da física sobre o conhecimento humano. O "tempo da ciência começava a se impor ao tempo da "consciência". REIS, José Carlos. Tempo, História e Evasão. Campinas: Papirus, 1994, p. 87-88. De acordo com a leitura, analise as afirmações a seguir: I – Nas sociedades místicas e religiosas, o tempo era pe
Soluções para a tarefa
Considerando que o texto trata da passagem do tempo nas principais épocas históricas, é seguro afirmar que apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. A alternativa correta é, portanto, a alternativa 5.
Quais são as principais épocas históricas?
Os historiadores dependem de registros escritos e provas arqueológicas para entender mais sobre a história humana. Eles utilizam estes recursos para dividir a existência humana em cinco épocas históricas principais: Pré-história, Era Clássica, Idade Média, Era Moderna Primitiva e Era Moderna.
Para definirmos o início de uma nova era é necessário saber mais sobre como uma determinada sociedade funciona em um certo período de tempo, pensando em seus aspectos culturais, políticos e econômicos que influenciam nessa definição.
Completando a pergunta…
I – Nas sociedades místicas e religiosas, o tempo era pensado segundo a perspectiva mítica, divina e filosófica.
II – Na época da Renascença, os princípios do racionalismo mostraram um tempo visto do lado da alma e da cultura.
III – No século XIX, o tempo da racionalidade se impôs sobre o tempo influenciado pela filosofia e pelo conhecimento humano.
IV – Em sociedades marcadas pelo pensamento positivista, o tempo é visto de maneira objetiva e progressiva, a exemplo do calendário.
Alternativas:
Alternativa 1: I e III, apenas.
Alternativa 2: III e IV, apenas.
Alternativa 3: I, II et III, apenas.
Alternativa 4: I, II e IV, apenas.
Alternativa 5: I, III e IV, apenas.
Aprenda mais sobre História em: https://brainly.com.br/tarefa/9239328
#SPJ4