O tema corrupção esbarra em moralidade. Ambos têm uma relação bastante fortalecida entre si. Segundo Filgueiras (2006, pag. 15), “a corrupção é aquilo que a sociedade constrói como o rompimento de uma orientação normativa, a qual é estabelecida pela construção de juízos morais acerca do comportamento dos atores e das instituições". Ele lembra Habermas (2004), quando considerava a moralidade ligada a um raciocínio referenciado pela prática. Ou seja, só é possível para o indivíduo ter o domínio de estruturas racionalizadas que façam parte das estruturas de sua rede. Assim, conceber pensamentos ligados à moral e à justiça depende do aprendizado obtido pelo grupo. E isso pode mudar, caso ocorram mudanças, ao longo da vida.
Além de ser uma palavra derivada de moral, cujo sufixo “dade” representa situação ou estado, como se define moralidade?
Escolha uma:
a. Moral e moralidade referem-se a deveres que o próprio indivíduo cria e estabelece para si como um ser que vive em sociedade. A Corrupção se enquadra no campo da moralidade e de seus processos sociais na perspectiva de sua abrangência, de seu sentido e de suas praticas. Moralidade e racionalidade caminham juntas na conquista da felicidade.
b. Moralidade é um conjunto de valores que ligados à corrupção formam a personalidade do indivíduo. Ambos os termos criam conexão com os desejos e necessidades dos cidadãos que buscam um equilíbrio entre o bem e o mau. Moralidade, integridade e corrupção caminham juntos e se inter-relacionam para oferecer a conquista da felicidade.
c. Moral e moralidade são dois termos antagônicos que o indivíduo cria e estabelece como seus princípios. Moralidade e corrupção se inter-relacionam no tocante aos propósitos do indivíduo que precisa encontrar ali seu equilíbrio. Moralidade, corrupção e racionalidade caminham juntas na conquista da felicidade.
d. Moralidade é uma característica do indivíduo que se relaciona ao seu comportamento, não necessariamente à responsabilidade e à sua identidade. Junto à moral, elas se conflitam com a ética e a felicidade e vai de encontro à corrupção e à bondade. A sociedade como um todo vive sob a égide da moralidade, que lhe mostra os caminhos certos e errados a serem seguidos. Incorreto
e. É difícil encontrar uma definição clara para moralidade. Sabe-se que ela atua em conjunto com a moral e que se choca com a corrupção, pois está ligada a padrões nem sempre éticos. É um termo que compete com a ética e está frequentemente na mídia, já que os atos de corrupção envolvendo empresas e políticos estão no topo das discussões da mídia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
Moral e moralidade referem-se a deveres que o próprio indivíduo cria e estabelece para si como um ser que vive em sociedade. A Corrupção se enquadra no campo da moralidade e de seus processos sociais na perspectiva de sua abrangência, de seu sentido e de suas praticas. Moralidade e racionalidade caminham juntas na conquista da felicidade.
Respondido por
0
Resposta:sei não
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás