o som é forte ou fraco?
Soluções para a tarefa
Aqui está uma resposta da CNN para você ler e tentar fazer uma pergunta com mais sentindo:)
"Sons da aurora boreal: se eles existem, por que não há pesquisas científicas sobre isso?
CNN Viagem & Gastronomia CNN Viagem & Gastronomia
22 horas ago
Aurora Boreal
Terry Ward, CNN
Na calada de uma noite invernal, num longínquo trecho canadense da Rodovia do Alasca, enquanto arruma a máquina fotográfica, o fotógrafo Ryan Dickie, de 36 anos, ouve um som estranho: era um chiado vindo do vale MacDonald, longe de tudo e de todos, onde ele havia dirigido para fotografar a aurora boreal.
No entanto, em nada o som se lembra um filme de terror. “Quando você está morando aqui, ouve histórias de que as ‘luzes do norte’ fazem um som e, se assobiar para eles, eles se aproximam do solo. Minha avó me contava essas histórias”, relembra. Mas quando Dickie finalmente ouviu, foi bem diferente das lendas contadas em sua infância. “Foi meio fraco no início e depois foi aumentado. Mas era mais parecido com um pedaço de carne batendo em uma frigideira”, conta Dickie.
Orelhas para o céu
Causadas por erupções solares na superfície do sol, as luzes do norte – também conhecidas como aurora borealis ou uma aurora – o fenômeno pode aparecer no campo magnético da Terra como formações esbranquiçadas ou esverdeadas semelhantes a nuvens, cortinas coloridas ou explosões em redemoinho que irrompem através do céu em verdes, rosa e roxo. Em lugares onde eles são vistos regularmente – como Ártico do Alasca, Ártico do Canadá, norte da Noruega, Lapônia finlandesa e outras partes do norte do planeta – há inúmeros relatos de pessoas ouvindo sons.
Mamie Williams, membro da tribo Tlingit em Hoonah no Alasca, lembra que suas avós sempre lhe disseram para ouvir as ‘luzes do norte’ quando ela era criança. “São nossos ancestrais nos informando: ‘Nós cruzamos, mas ainda estamos aqui com você'”, disse Williams, que atualmente trabalha como intérprete cultural no Alaska Native Voices."