Biologia, perguntado por josileal148, 5 meses atrás

O SNA é responsável pelo funcionamento dos órgãos sem controle voluntário (da vontade), divide-se em Sistema Nervoso Simpático, Parassimpático e Entérico (este localizado no interior do trato gastrointestinal). Importante ressaltar que, quando alterada uma das ações simpáticas ou parassimpáticas, todas as outras acontecerão um desequilíbrio. Analise as assertivas a seguir: I. Se um medicamento adrenérgico é utilizado para falta de ar (broncoconstrição), as outras partes do sistema nervoso simpático também serão aumentadas, gerando assim os efeitos colaterais: como a taquicardia, hipertensão e sudorese. II. Antiadrenérgicos são aqueles medicamentos que estimulam a atividade simpática, são também chamados de simpatomiméticos. Exemplos principais: Adrenalina; Norepinefrina, Revivan, dentre outros. III. Adrenérgicos atuam bloqueando a ação simpática, por isso são chamados de simpatolíticos. Os principais: Aldomet – metildopa, Propanolol – propranolol, Alphagan – brimonidina, dentre outros. IV. A ação dos medicamentos como um todo está interligada a efeitos agonistas e antagonistas, na farmacologia, agonista refere-se ao aumento ou diminuição (inibição) da atividade celular. Assinale a alternativa correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por afrazao08
1

Resposta:

O Sistema Nervoso Autônomo (SNA), também conhecido como sistema nervoso vegetativo na literatura mais antiga, é a porção do sistema nervoso central (SNC) que controla a maioria das funções viscerais do organismo, considerado como parte do sistema motor.

Entretanto, ao invés dos músculos esqueléticos, seus agentes efetores são os músculos lisos, o músculo cardíaco, as glândulas e parte do tecido adiposo.

Também chamado de sistema nervoso visceral, suas fibras aferentes e eferentes desempenham uma importante função na manutenção do ambiente corporal interno, a homeostasia. Além disso, o SNA também participa das respostas coordenadas e apropriadas a estímulos externos.

Esse sistema ajuda a controlar a pressão arterial, a motilidade gastrointestinal, a secreção gastrointestinal, o esvaziamento da bexiga, a sudorese, a temperatura corporal e muitas outras funções. Algumas delas são quase inteiramente controladas, enquanto outras, apenas parcialmente. Uma das características mais acentuadas do SNA é a rapidez e a intensidade com que ele pode alterar as funções viscerais.

Organização e Divisão do Sistema Nervoso Autônomo

O sistema nervoso autônomo é ativado, principalmente, por centros localizados na medula espinal, no tronco cerebral e no hipotálamo. Além disso, porções do córtex cerebral, em especial do córtex límbico, podem transmitir sinais para os centros inferiores, e isso pode influenciar o controle autônomo.

Os sinais autônomos eferentes são transmitidos aos diferentes órgãos do corpo por meio de duas grandes subdivisões chamadas sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. Além disso, podemos considerar também o sistema nervoso entérico, que inclui as fibras nervosas dos plexos mioentérico e submucoso, situados na parede do trato gastrointestinal.

Em ambos sistemas, a inervação é feita por meio de uma via de dois neurônios em série. O primeiro neurônio, chamado de pré-ganglionar, sai do sistema nervoso central (SNC) e projeta-se para um gânglio autônomo, localizado fora do SNC.

No gânglio, o neurônio pré-ganglionar faz sinapse com o segundo neurônio, chamado de neurônio pós-ganglionar. O corpo celular do neurônio pós-ganglionar localiza-se no gânglio autônomo, e o seu axônio projeta-se para o tecido alvo.

Um gânglio constitui um conjunto de corpos celulares de neurônios localizados fora do SNC. O conjunto equivalente localizado dentro do SNC é conhecido como núcleo. Hoje, sabe-se que existem neurônios localizados inteiramente dentro do próprio gânglio. Esses neurônios permitem que os gânglios autônomos atuem como minicentros de integração, recebendo sinais sensoriais da periferia do corpo e modulando sinais motores para os tecidos-alvo. Provavelmente, essa disposição permite que um reflexo seja integrado totalmente dentro de um gânglio, sem o envolvimento do SNC.

Explicação:

Respondido por evertonalkmin
8

Resposta:

I e IV corretas

Explicação:

Perguntas interessantes