O sistema da Guerra Fria serviu como referencial para explicações sobre uma certa estabilidade na ordem política internacional resultante da combinação de dois fatores: o antagonismo estratégico-militar entre Estados Unidos e União Soviética e a dissuasão nuclear. Ademais, constituiu uma base para o entendimento sobre a contenção de conflitos armados locais e regionais, em decorrência do controle dos governos norte-americano e soviético de seus respectivos aliados e da intervenção em assuntos domésticos dos países periféricos. Seria natural, pois, que se questionasse em que medida a natureza e as características do fenômeno da guerra mudariam com o fim do período do paradigma Leste-Oeste. Embora reconheça a pertinência das análises que apontam certas conseqüências do fim da Guerra Fria - tais como a disponibilidade de um excedente armamentístico e a suspensão do apoio soviético a certos regimes - como significativas para a compreensão da emergência e novos conflitos, Mary Kaldor propõe que estes sejam avaliados à luz da globalização. Nesse sentido, salienta a relação entre conexões transnacionais características da era global e as novas formas de organização da violência nos anos 1990. O fenômeno da guerra configura-se sob uma nova forma de violência que, segundo Kaldor, corresponde a um misto de guerra praticada pelos Estados ou por grupos políticos, de crime organizado e de violações aos direitos humanos”.
Fonte: LOPES, Liana Araújo. New and old wars - organized violence in a global era – resenha. Contexto int. vol.24 no.2 Rio de Janeiro July/Dec. 2002, página da citação: 433-434.
A partir dos conteúdos discutidos na disciplina Estudos Estratégicos e da contextualização acima, análise as afirmações abaixo que versam sobre as guerras no século XXI e depois assinale a alternativa que indique apenas as corretas:
I. As guerras no século XXI são marcadas pela multiplicidade de atores não estatais envolvidos nas mesmas. Dessa forma, as guerras contemporâneas estão altamente relacionadas com a falta de legitimidade política de alguns Estados.
II. No campo tático, as guerras contemporâneas assumem cada vez mais a forma da insurgência e da contra-insurgência, sendo caracterizadas pelo uso evasivo e constante da força.
III. As guerras na contemporaneidade são amplamente identificadas com fins e objetivos claro. Por conseguinte, os interesses dos atores envolvidos estão bem demarcados tanto no campo de batalha como na área política
IV. O ambiente contemporâneo de formulação e execução da estratégica em decorrência do desenvolvimento tecnológico tornou-se muito mais preciso e estruturado. O processo de tomada de decisão militar, assim, acompanha a crescente cooperação internacional.
A
Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
B
Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
C
Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
D
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
E
Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas
alguém me ajuda por favor
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
I é verdadeira, já que o fenômeno do terrorismo, do separatismo e do nacionalismo de minorias sem Estado (como os curdos na Síria e na Turquia) se tornou cada vez mais comum no mundo contemporâneo.
II é verdadeira, de modo que já não se pode falar mais em uma guerra hoje e limitar a compreensão somente a agentes militares regulares, uniformizados, de modo que guerra e guerrilha se confundem.
III é falsa, sendo os interesses e atores cada vez menos claramente demarcáveis.
IV é verdadeira, de modo que nenhuma guerra que aconteceu no Século XXI (Guerra do Afeganistão, Guerra do Iraque e Guerra da Síria, por exemplo) aconteceu sem a participação de múltiplos países.
É correta a alternativa A.
CesarFariass:
Obrigado, sempre tenho esses problemas em resolver essas atividades. Sempre que puder me ajudar vou agradecer muito!
Perguntas interessantes
Filosofia,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás