O Serviço Social brasileiro, ao longo de sua história, se apoiou em diferentes correntes filosóficas a fim de explicar seu objeto de intervenção, de explicar sua atuação profissional.Diante disso, esta atividade tem por objetivo propor a você estudante, que disserte sobre as principais diferenças entre: neotomismo, positivismo, fenomenologia e o marxismo
Soluções para a tarefa
O neotomismo parte de um movimento que ocorreu por volta de 1879 que trazia uma recuperação das ideias de Tomás de Aquino .Ela usava o método transcendental.
O pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.
O positivismo vai de encontro a 3 estados, sendo:
O metafísico;
O empírico;
Teológico.
No marxismo, Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
Para embasar suas reflexões ele organizou o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compôr a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.