O sentido não está na palavra em si. Ele é produzido na medida em que o dizer se inscreve em determinada região do interdiscurso (base do dizível, conjunto de já-ditos) para significar. Existe a possibilidade de ser inscrito em diferentes regiões, o que faz com que seja possível mais de um sentido. Portanto: para a palavra fazer sentido, é preciso que ela já faça sentido. Para isso ocorrer, é produzido um efeito do interdiscurso: o que é dito por um sujeito em particular é apagado na memória. Ao passar para o anonimato, esse dizer pode fazer sentido nas “minhas” palavras. Qual das alternativas abaixo sintetiza a essência desse funcionamento? Escolha uma: a. A teorização do pré-construído e da articulação de enunciados é decisiva para a teoria do discurso (Denise Maldidier). b. Há uma relação entre a constituição do sentido e sua formulação (Eni Orlandi). c. O “efeito Münchhausen” produz a ilusão do sujeito como causa de si (Michel Pêcheux). d. O indivíduo é interpelado em sujeito a partir de sua identificação com determinada formação discursiva (Eni Orlandi). e. No interdiscurso, fala uma voz sem nome (Jean-Jacques Courtine).
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No interdiscurso, fala uma voz sem nome (Jean-Jacques Courtine) <<CORRETA>>
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