História, perguntado por victor4124, 8 meses atrás

"O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos." O comentário de Antonil, escrito no século XVIII, pode ser considerado característico da sociedade colonial brasileira porque: *

a condição de proprietário de terras e de homens garantia a preponderância dos senhores de engenho na sociedade colonial.

a autoridade dos senhores restringia-se aos seus escravos, não se impondo às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores.

as dificuldades de adaptação às áreas coloniais levaram os europeus a organizar uma sociedade com mínima diferenciação e forte solidariedade entre seus segmentos.

os escravos comandavam as fazendas de cana de açúcar.

Soluções para a tarefa

Respondido por fatimabienert2
87

Resposta:

A condição de proprietário de terras e de homens garantia a preponderância dos senhores de engenho na sociedade colonial.

Explicação:

Porque se você fosse um senhor de engenho você naturalmente era o mandante das suas terras (e por isso era uma pessoa imponente e importante em toda a sociedade colonial) e alguém de confiança de algum donatário.

Respondido por EduardoPLopes
3

A sociedade colonial brasileira era marcada por profundas desigualdades de classe, gênero e etnia e no topo desta pirâmide social estavam os senhores de engenho. É correta a alternativa A.

Qual era a função social dos senhores de engenho?

Eram responsáveis pela administração de suas próprias propriedades, onde se cultivava a cana-de-açúcar e o produto era transformado em melaço para o comércio com os portugueses, e por ocupar cargos públicos na colônia. Os senhores de engenho eram, no início da colonização, as únicas pessoas que realmente tinham direitos políticos, sociais e econômicos plenos no Brasil e eram os mais diretamente beneficiados pela prática escravagista.

Mais sobre os senhores de engenho em:

https://brainly.com.br/tarefa/47299501

Anexos:
Perguntas interessantes