O segundo parágrafo inicia-se com a conjunção Entretanto, opondo-se as informações desse parágrafo à ideia de que (A) a maioria dos leitores veem a sofisticada técnica machadiana como forma de chocar o leitor, com a presença de temas cruéis para a análise do comportamento humano. (B) poucos leitores se dão conta de que Machado de Assis, por meio de sua filosofia cortante, expressa com ar de bastante naturalidade aquilo que é normal e corriqueiro. (C) Machado de Assis merece figurar em bons dicionários de citações, porque sua literatura traduz as inúmeras amenidades do dia-a-dia com a sua intrínseca normalidade. (D) grande parte dos leitores de Machado de Assis é incapaz de assimilar com profundidade sua sofisticada técnica literária, que implica mostrar, de forma singela, as coisas excepcionais. (E) a subversão da realidade impede que se entenda o que está por trás dela, e isso é uma estratégia presente na sofisticada literatura machadiana para insinuar a normalidade.
#UFPR
#VESTIBULAR
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A alternativa correta é a letra B: poucos leitores se dão conta de que Machado de Assis, por meio de sua filosofia cortante, expressa com ar de bastante naturalidade aquilo que é normal e corriqueiro
O texto usa a conjunção entretanto para expressar uma ideia contrária de que poucos leitores entendem que a escrita de Machado de Assis expressa aquilo que faz parte do dia a dia.
O texto fala que Machado de Assis alguns indivíduos enxergam o autor como sendo um criador de sentenças elegantes, quando na verdade aborda o cotidiano.
A palavra "entretanto" é classificada na Língua Portuguesa como uma conjunção adversativa, que apresenta uma ideia oposta, assim como conjunções como: mas e porém.
Abraços!
Perguntas interessantes
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás