O Ruido é um fator que num ambiente de trabalho devido ao seu elevado índice de exposição de longo período pode perturbar e causar sérios problemas ao trabalhador. A norma NR15 que estabelece as atividades que devem ser consideradas insalubres, considera esses limites máximos para os ruídos que são expressos em decibéis (dB) e os analisam de acordo com seu tempo de exposição. FERREIRA, Veridianna Cristina Teodoro. Ergonomia. Unicesumar: Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Considerando o apresentado, avalie as asserções e as relações proposições entre elas. I. Em um ambiente em que o ruído presente é de 100 dB, a permanência no ambiente é de 1 hora, caso haja um aumento para 115 dB o tempo de permanência deve ser reduzido para 7 minutos de acordo com a tabela de níveis de ruídos contínuos ou intermitentes da NR15. PORQUE II. Trabalhar sob ruido constante pode levar ao surgimento de estresse, dores de cabeça, falta de concentração, redução da capacidade de memória de curta duração, podendo, inclusive, atrapalhar a execução de movimentos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I. Em um ambiente em que o ruído presente é de 100 dB, a permanência no ambiente é de 1 hora, caso haja um aumento para 115 dB o tempo de permanência deve ser reduzido para 7 minutos de acordo com a tabela de níveis de ruídos contínuos ou intermitentes da NR15.
PORQUE
II. Trabalhar sob ruido constante pode levar ao surgimento de estresse, dores de cabeça, falta de concentração, redução da capacidade de memória de curta duração, podendo, inclusive, atrapalhar a execução de movimentos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Explicação:
O anexo 1 da NR 15 mostra LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE
Onde 100 dB, a permanência no ambiente é de 1 hora e 115 dB o tempo é de 7 minutos
Para evitar perda de audição, estresse, dores, entre outros.
Todos seres humanos possuem uma limitação na exposição de ruídos sonoros, quando essa exposição é excessiva pode causar problemas de saúde física e psicológica, como dor de cabeça, estresse, falta de concentração e diminuição da capacidade auditiva. Sendo assim, as afirmações I e II são verdadeiras e a II é a justificativa correta da afirmativa I.
O que é capacidade auditiva?
É a capacidade de se detectar sons. Essa capacidade pode variar de pessoa para pessoa por diversos fatores. Um destes fatores ocorre em decorrência da exposição contínua a ruídos excessivos.
Saiba mais sobre capacidade auditiva:
brainly.com.br/tarefa/39900714
#SPJ1