Português, perguntado por juuhlopez4057, 1 ano atrás

O romance A última Quimera,de Ana Miranda, publicado em 1995, elege como personagem principal o poeta Augusto dos Anjos (18

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
3

Vou te ajudar,ok?

 

A sua questão está incompleta, porém acredito que sua intenção era colocar essa pergunta:

 

O romance “A última Quimera”, de Ana Miranda, publicado em 1995, elege como personagem principal o poeta Augusto dos Anjos (1884-1914), inscrevendo-se na linha de ficcionalização da história literária, modalidade bastante frequentada na passagem do século XX para o XXI. A propósito dessa obra, assinale a alternativa correta.

 

a) Os versos de Augusto dos Anjos que contêm a expressão do título do romance são registrados em epígrafe, de modo que o leitor estabeleça o diálogo entre os textos desde o início.

 

b) A cena literária da capital brasileira à época constitui o pano de fundo em que transcorre a vida e acontece a morte do poeta que se celebrizou pela temática mórbida.

 

c) Augusto dos Anjos e o narrador almejam compor poemas seguindo o modelo estético de Olavo Bilac, padrão da poética da época, figurando também como personagem do romance.

 

d) O narrador, também poeta, é contemporâneo e conterrâneo de Augusto dos Anjos, situação que determina uma relação que, da parte do narrador, oscila entre a amizade terna e a disputa.

 

e) O recurso narrativo empregado no romance é o simulacro do discurso biográfico, seguindo o percurso do poeta em linha cronológica, do nascimento à morte.

 

Sobre as alternativas acima, podemos dizer que:

 

 a) INCORRETA: O verso transcrito na epígrafe do livro não originou o nome da obra.

 

b) INCORRETA:  Augusto dos Anjos não não morre no Rio de Janeiro, capital do Brasil à época da narrativa.

 

c) INCORRETA:  Augusto dos Anjos, poeta do período simbolista, escrevia poemas em linha contrária à produção parnasiana de Olavo Bilac.

 

d) CORRETA: Devido ao fato de o narrador ser poeta contemporâneo e conterrâneo de Augusto dos Anjos, se estabelece, por parte do narrador, uma relação que transita entre uma amizade terna e a disputa.

 

e) INCORRETA: A narrativa não segue uma linearidade cronológica.

 

Espero ter ajudado ;)

Perguntas interessantes