O relógio como instrumento de dominação Até a Revolução Industrial, o ritmo da produção baseava-se nos ciclos da natureza – as estações do ano e as condições climáticas definiam a época do plantio, da colheita, da engorda do gado, da tosquia das ovelhas. A industrialização e a urbanização transformaram a relação do ser humano com o tempo – produzir mais em menos tempo era uma exigência. Os capitalistas estabeleceram horários para o início e o fim das jornadas de trabalho, para as refeições, para os poucos momentos de descanso. Sobre a relação entre a marcação do tempo e o processo de industrialização na Europa, marque a resposta CORRETA:
a) o relógio se tornou o principal objeto de troca comercial durante o processo de industrialização europeia.
b) o controle do tempo servia para ampliar as horas de lazer dos trabalhadores da indústria, garantindo melhor qualidade de vida.
c) a utilização do tempo do relógio passou a servir para controlar o trabalho e disciplinar os trabalhadores nas fábricas, garantindo maior produtividade.
d) a preocupação com o controle do tempo do relógio servia para a realização das tarefas na agricultura, de modo que a família pudesse trabalhar coletivamente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
C
Explicação:
O relógio se tornou para os patrões a maior fonte de renda, no sentido de que, quanto maior e acelerado o tempo de produção, mais vendas e mais dinheiro, lembrando que no processo de industrialização ocorriam várias greves dos trabalhadores porque eles não tinha direitos garantidos.
Espero ter ajudado!!
Perguntas interessantes
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás