2 — O que esse mapa revela sobre as áreas de influência estadunidense e soviética na Europa e no resto do mundo, até 1991? 3 — Qual a posição do Brasil nesse contexto? Pesquise, se possível, de que forma a Guerra Fria influen-ciou a política brasileira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O mapa demonstra a presença de um mundo bipolar, no qual as Américas e o oeste europeu estão sob controle das ideologias capitalistas dos Estados Unidos, enquanto a maioria da Ásia e o leste europeu estão sob influência socialista da URSS.
Na África, nota-se uma presença grande de países neutros, e alinhamento leve em alguns países como a Etiópia com a URSS ou a África do Sul com os EUA.
Na Guerra Fria, o Brasil se via fortemente influenciado pelos Estados Unidos, adquirindo uma aversão grande à ideologia socialista, algo muito parecido com o chamado "Red Scare" estadunidense (ameaça vermelha), no qual se espalhava o medo de um possível golpe comunista.
Foi nesse contexto de medo, combinado com a eleição de João Gulart, cujas políticas eram levemente esquerdistas, que influenciou diretamente o golpe de 64, no qual se teve o surgimento de um governo militar que se manteve no poder com o pretexto de combater o comunismo soviético.