História, perguntado por emrodrigues7260, 1 ano atrás

O relato a seguir é parte da biografia de um homem que passou sua infância no atual Mali. Em novembro de 1918, a África, como a metrópole, festejou o fim da Grande Guerra Mundial e a vitória da França e seus aliados (...). Estávamos orgulhosos do papel desempenhado pelos soldados africanos na frente de batalha. (...) Os sobreviventes que voltaram em 19181919 foram a causa de um novo fenômeno social que influiu na evolução da mentalidade nativa. Estou falando do fim do mito do homem branco como ser invencível e sem defeitos. (Amadou Hampâté Bâ, Amkoullel, o menino fula. São Paulo: Palas Athena/Casa das Áfricas, 2003, p. 312-313.) Considerando o relato acima, é correto afirmar que a) a presença dos soldados africanos contribuiu para construir uma identidade africana sustentada nos princípios bélicos do imperialismo europeu. b) a presença de soldados africanos nos conflitos contribuiu para o questionamento do mito da superioridade do homem branco. c) o autor, ao apresentar a fragilidade do homem branco, instaurou um discurso inverso de superioridade dos africanos. d) o autor, ao apresentar o norte da África como parte da França, exaltou o projeto imperialista francês e suas estratégias de integração cultural.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
148
Boa noite!


Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 

A alternativa que melhor se aplica como correta é a letra B.


Deste modo, partindo deste ponto, é interessante notar que ao final do século XIX e XX potências europeias disputavam territórios no interior da África e da Ásia.

Portanto, essa concorrência foi um dos principais fatores da primeira grande guerra mundial, quando a tríplice entente enfrentou os aliados.

Por fim, naquele período, a justificativa para ocupação de áreas da África e Ásia, lançaram mão de teorias raciais baseadas na crença da superioridade do homem branco europeu sobre as demais populações. 



Espero ter ajudado. 

Um abraço. 
Respondido por juscelino765
45

Resposta:

Resposta correta: letra B - a presença de soldados africanos nos conflitos contribuiu para o questionamento do mito da superioridade do homem branco.

Explicação:

A utilização de exércitos provenientes das colônias – prática utilizada por Grã-Bretanha e França em ambas as Guerras Mundiais – contribuiu para que o “mito da superioridade do homem branco” fosse desconstruído, tendo em vista que os soldados que vinham das colônias lutaram, em condições de igualdade, lado a lado com os soldados europeus. Entretanto, tal sentimento de igualdade só foi, de fato, canalizado em “lutas de libertação nacional” após o término da Segunda Guerra Mundial e o início do processo de descolonização afro-asiático.

Perguntas interessantes