O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), em seu artigo 110, preconiza:Art. 110 - É proibida a matança de qualquer animal que não tenha permanecido pelo menos 24 (vinte e quatro) horas em descanso, jejum e dieta hídrica nos depósitos do estabelecimento.§ 1º - O período de repouso pode ser reduzido, quando o tempo de viagem não for superior a 2 (duas) horas e os animais procedam de campos próximos, mercados ou feiras, sob controle sanitário permanente; o repouso, porém, em hipótese alguma, deve ser inferior a 6 (seis) horas.O jejum alimentar e a dieta hídrica aos quais os animaisde abate são submetidos têm a finalidade deÔ evitar que o sangue deslocado para o trato gastroin- testinal no processo da digestão minimize os pro- cessos de sangria, propiciando, assim, uma morte mais rápida ao animal.O evitar custos maiores para a indústria durante o abate dos animais, tais como o custo de ração, a mão de obra e a limpeza dos currais de espera.O evitar a contaminação das carcaças no momento da esfola e evisceração, caso ocorram acidentes e perfuração das alças intestinais.Ô tornar o abate um processo menos traumático, pois o jejum tranquiliza o animal, cumprindo, assim, um protocolo de abate humanitário e atendendo às recomendações dos principais países importadores da carne brasileira.O proporcionar aos animais a recuperação dos estoques de glicogênio perdidos com o estresse de viagem e (ou) transporte, o qual permitirá que, após o abate, nos processos de armazenagem das carcaças, ocorra adequado abaixamento de pH, propiciando melhor qualidade da carne.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A alternativa C) evitar a contaminação das carcaças no momento da esfola e evisceração, caso ocorram acidentes e perfuração das alças intestinais.
O jejum alimentar e hídrico tem a função de evitar a contaminação, além de acelerar o processo de obtenção da carne após o abate, pois leva o animal a consumir uma parte do glicogênio.
Caso o animal continue comendo e bebendo água, as alfas intestinais irão ser preenchidas, e no momento do abate as fezes podem contaminar a carne.
Além disso, a contaminação do chão pode contaminar outras carcaças, e mesmo com a lavagem da carne, a contaminação ainda pode chegar ao consumidor.
Espero ter ajudado!
Resposta:
evitar contaminação das carcaças no momento da esfola e visceração, caso ocorram acidentes e perfuração das alças intestinais