o que são acidentes osseos? Por qué é importante?
Soluções para a tarefa
Anatomia dos acidentes ósseos
O que são acidentes ósseos?
Os acidentes dos ossos nada mais são do que características das estruturas dos ossos que surgem como consequência das funções e atividades desempenhadas por estes.
Os acidentes ósseos são classificados em quatro classes. São elas:
1. Proeminências: são divididas em côndilos, cristas, cabeças, epicôndilos, ramos, tuberosidades, tubérculos, processos, trocanter e espinhas.
O significado de tubérculo, por exemplo, é qualquer nódulo de superfície áspera. Como exemplos de tubérculos temos os tubérculos maior e menor do osso úmero, o tubérculo das costelas e o tubérculo conóide das clavículas.
2. Cavidades: são as fissuras, fossas, meatos, fóveas e sulcos. As fissuras são parecidas com fendas, as fossas são depressões, os meatos são canais encontrados nos ossos, as fóveas são covas e os sulcos são depressões lineares.
3. Perfurações: são os forames, aberturas existentes para que os vasos sanguíneos possam passar. Como exemplos de forames, temos o forame vertebral e o forame jugular.
4. Faces: são as facetas, isto é, superfícies lisas, planas e articulares, quase achatadas, como a face articular superior das vértebras.