O que o Hedonismo se opõe?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O hedonismo é uma doutrina moral e filosófica que prega a ideia de prazer extremo, um bem supremo que traz sentido para a vida e existência humana. Elaborado na Grécia Antiga, acredita que a busca incessante pelo prazer e a negação das dores são meios para o encontro da felicidade.
Explicação:
O hedonismo nasceu ainda no período na Antiguidade Clássica, através do filósofo grego Aristipo de Cirene. O “pai” da doutrina defendia a concepção de finalidade no prazer, ou seja, que a vida deveria ser guiada pela procura de todas as formas de satisfação, especialmente a física. Já para Epicuro de Samos, filósofo que também trouxe grandes contribuições para a corrente hedonista, o prazer poderia ser aproveitado sem exageros. E, diante disso, proporcionaria tranquilidade e equilíbrio.
Discordâncias à parte, ambos acreditavam que a ponte para a felicidade estava na negação do sofrimento do corpo e da alma. Foram essas e outras concordâncias e divergências a respeito do hedonismo que fizeram surgir as suas classificações.
Hedonismo cirenaico:
Essa teoria estabelece uma distinção entre dois aspectos humanos: o prazer e a dor. De acordo com o filósofo, o propósito da vida está na busca pelo prazer e, consequentemente, na diminuição da dor. O prazer move os desejos, paixões e é caracterizado pela suavidade. Por isso, as pessoas devem descobrir todas as formas que proporcionam sentimentos prazerosos e, assim, conquistar a felicidade.
Hedonismo epicurista:
O epicurismo, escola fundada por Epicuro, associava o prazer às ideias de equilíbrio e serenidade. Para Samos, o prazer não é apenas uma satisfação física, mas o caminho para o livramento da dor ou qualquer sofrimento – permitindo assim o alcance da verdadeira felicidade. Além disso, no hedonismo epicurista prega-se que o homem deve recorrer aos prazeres naturais, pois eles enriquecem o espírito, não causam dependências ou decepções. Diante dessas visões, o epicurismo difere-se do hedonismo cirenaico por defender a cautela e domínio dos impulsos e desejos. A busca desenfreada pelo prazer extremo está longe de ser a garantia de uma vida feliz.