História, perguntado por Leopeter, 1 ano atrás

O que o fim do protecionismo e a abertura do mercado na decada de 1990, sob governo de Fernando Collor, representaram para a economia brasileira?

Soluções para a tarefa

Respondido por Mayana2912
32
Seguindo os princípios do neoliberalismo econômico, o governo do novo presidente estimulou a abertura do mercado ao comércio exterior, sob o argumento de que as empresas brasileiras precisavam se adequar às novas necessidades do mercado mundial, cada vez mais globalizado.
Em pouco tempo, artigos vindos de diferentes partes do mundo chegaram às lojas do país, fazendo com que muitos se interessassem em adquiri-los. os empresários brasileiros, de fato, constataram que, se não mordenizassem seus processos produtivos e não aprimorassem a qualidade de seus produtos, enfrentariam sérias dificuldades para competir com os concorrentes estrangeiros, que chegavam a preços mais baixos que os similares nacionais.
Respondido por makmorales
12

A redução do protecionismo e a abertura do mercado na década de 1990 no Fernando Collor representaram para a economia brasileira o início de um período de crescimento, ainda que o presidente tenha adotado medidas questionáveis.

Não se pode dizer que ocorreu o fim do protecionismo e uma total abertura do mercado no Brasil porque ainda há a cobrança de muitas tarifas e restrições sobre produtos importados, porém o país deu o primeiro passo àquela época.

Já no governo FHC ocorreram mais medidas neoliberais que resultaram no controle da inflação, do desemprego e uma guinada na economia.

Para mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/5953927

Anexos:
Perguntas interessantes