História, perguntado por jumendesbrito2006, 9 meses atrás

O que foi a Independência do Brasil? Quem proclamou a Independência do Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por leo1290
8
  • O que foi a Independência do Brasil?

A Independência do Brasil foi proclamada pelo Príncipe Regente Pedro de Alcântara (logo mais o futuro rei do Brasil: Dom Pedro I), em 7 de setembro de 1822. Neste dia também foi dado o conhecido Grito de Independência, pois, Dom Pedro disse em alta voz "independência ou morte" estava acompanhado de sua guarda às margens do rio Ipiranga.

Em 1° de dezembro de 1822 D. Pedro foi coroado imperador do Brasil, que recebeu o título de D. Pedro I. Depois de anos passados ele retornou para Portugal e deixou aqui o seu filho.

  • Como foi a chegada da Família Real no Brasil?

Parte da Europa estava dominada pelas tropas do imperador do francês Napoleão Bonaparte. Principal inimigo dos ingleses (Inglaterra). Nessa época, Portugal era governado por D. João, que já estava sendo pressionado para fechar os portos portugueses ao comércio inglês, para não comercializar com eles. Pois Napoleão pretendia derrotar a Inglaterra pela sua economia. Não queria desobedecer, mas Portugal precisava manter as relações comerciais com a Inglaterra (sua principal fornecedora de produtos). O embaixador inglês em Lisboa, convenceu D. João a vir com a Corte para o Brasil. Assim, os ingleses garantiam o acesso ao mercado brasileiro.

A Família Real, nobres e funcionários partiram para o Brasil escoltados por navios. No outro dia, depois que partiram as tropas francesas invadiram Lisboa.

  • Por qual motivo eles retornaram à Portugal?

Diante de acontecimentos revolucionários de pessoas insatisfeitas com o seu governo, D. João VI anunciou sua partida. Mas deixou no Brasil seu filho mais velho e o futuro herdeiro do trono, Dom Pedro, fazendo dele regente do Brasil.

D. João VI partiu para Portugal com a rainha Dona Carlota Joaquina, o príncipe Dom Miguel e as filhas.

  • O que foi o "Dia do Fico"?

D. Pedro tinha 23 anos. Medidas das cortes de Lisboa buscaram diminuir o poder do Príncipe Regente e por fim à autonomia do Brasil. As Cortes insistiram que D. Pedro voltasse a Portugal. Foi entregue ao Príncipe Regente uma petição com assinaturas solicitando que não abandonasse o território e o povo brasileiro. Resistindo, da janela do Palácio ele anunciou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Diga ao povo que fico". Esse foi um marco principal para a independência do Brasil.

O general Avilés, que era comandante do Rio de Janeiro e fiel às Cortes de Lisboa, tentou obrigar o embarque do regente, porém foi parado pela mobilização dos brasileiros.

Esses acontecimentos desencadearam uma crise no governo, o príncipe formou um novo ministério, liderado por José Bonifácio. O governo brasileiro estabelecia que as determinações vindas de Portugal só poderiam ser cumpridas após a aprovação de D. Pedro.

  • Como aconteceu a Independência do Brasil?

Dom Pedro conseguiu obter apoio de São Paulo e precisou viajar e partiu com os líderes locais. A princesa Dona Leopoldina assumiu o poder durante a ausência do marido.

Voltando para o Rio de Janeiro, D. Pedro se encontrava às margens do rio Ipiranga em São Paulo, quando recebeu os últimos decretos de Lisboa, que o transformava num simples governador, que devia obedecer as autoridades das Cortes. Essa atitude o levou a decidir que estavam cortados os laços entre o Brasil e Portugal. Ordenou que todos os presentes tirassem dos uniformes as insígnias portuguesas e gritou "Independência ou Morte".

Dia 12 de outubro de 1822 D. Pedro foi aclamado como o primeiro imperador do Brasil recebendo o título de D. Pedro I, coroado em 1° de dezembro de 1822.

-

Veja sobre a Independência do Brasil, em:

  • https://brainly.com.br/tarefa/17690733
  • https://brainly.com.br/tarefa/6127001
  • https://brainly.com.br/tarefa/116297
  • https://brainly.com.br/tarefa/3055683

-

Bons estudos...

E espero ter ajudado!✏

________________________________

→ Att: "(leo1290)"...

Anexos:
Perguntas interessantes