O que eram as corporações de oficio
Soluções para a tarefa
foram as associações que surgiram na Idade Média para regulamentar as diversas atividades.
Durante a Idade Média, a partir do século XII, os artífices de diversas atividades começaram a se reunir em organizações que tratavam do conhecimento de determinadas atividades. Não se conhece muito bem a origem de tais organizações, mas suas atividades eram bem claras em prol do conhecimento dos respectivos trabalhos.
As Corporações de Ofício, como eram chamadas essas associações, agrupavam indivíduos com fins religiosos, econômicos ou político-sociais. Quando as organizações eram de cunho religioso, ocorria o culto dos profissionais envolvidos ao santo considerado patrono, pregando ainda a caridade entre seus membros. Associações de fins econômicos procuravam garantir o monopólio de determinadas atividades. E as organizações político-sociais reunia a plebe artesã para fazer frente aos mercadores detentores de poder.
As corporações de ofício eram grupos/associações, existentes na Idade Média, que reuniam e juntavam trabalhadores (artesãos) de uma mesma profissão. Serviam para defender os interesses trabalhistas e econômicos dos trabalhadores, regulamentando o processo produtivo artesanal.
Estas associações serviam para defender os interesses trabalhistas e econômicos dos trabalhadores. Cada profissional contribuía com uma taxa para manter a associação em funcionamento.