História, perguntado por lucasyudi, 10 meses atrás

O que era um Pelourinho?​

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrina7853
5

As ruas de paralelepípedo contam com bares de caipirinha ao ar livre, lojas de souvenirs afro-baianos e praças cheias de músicos e dançarinos no histórico Pelourinho. Os pontos turísticos coloniais incluem a Igreja e Convento de São Francisco e a Catedral Basílica de Salvador, com azulejos portugueses e esculturas intrincadas banhadas a ouro. A Casa do Carnaval mostra exposições multimídia e fantasias da icônica festa de rua.


lucasyudi: não o Pelourinho do Brasil, o de Portugal
sabrina7853: O Pelourinho, popularmente designado também como Picota, é uma coluna de pedra colocada num lugar público de uma cidade ou vila onde eram punidos e expostos os criminosos. Tinham também direito a pelourinho os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal.
Respondido por eumesminhaZinha
3

Resposta:

O Pelourinho, popularmente designado também como Picota, é uma coluna de pedra colocada num lugar público de uma cidade ou vila onde eram punidos e expostos os criminosos. Tinham também direito a pelourinho os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal.

Os pelourinhos foram, pelo menos desde finais do século XV, considerados o padrão ou o símbolo da liberdade municipal. Para alguns historiadores, como é o caso de Alexandre Herculano, o termo pelourinho só começa a aparecer no século XVII, em vez do termo picota, de origem popular. A partir dessa altura passou a ser apenas o marco concelhio. Antes dessa altura, segundo Herculano, o pelourinho era uma derivação, de costumes muito antigos, da erecção nas cidades do ius italicum das estátuas de Marsias ou Sileno, símbolos das liberdades municipais. Mas outros historiadores remetem para a Columna ou Columna Moenia romana, poste erecto em praça pública no qual os sentenciados eram expostos ao escárnio do povo.

Parece que antes do século XV terá havido algumas execuções nos pelourinhos. Mas a partir daí não há provas que tal sucedesse, pelo menos em relação às execuções capitais, que faziam na forca depois de ter sido exposto no pelourinho para conhecimento do povo.[1]

Explicação:

Perguntas interessantes