História, perguntado por raysouza5649, 1 ano atrás

O que era colono e o colanato​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabiihdenardi
5

Colonato é o nome que se dá a um sistema de exploração de grandes propriedades entre diversos colonos ou meeiros, que ficam incumbidos de cultivar uma determinada área e entregar parte da produção ao proprietário, conservando outra parte para seu próprio consumo.

espero ter ajudado

Respondido por KassianeP
1

Colonato

é o nome que se dá a um sistema de exploração de grandes propriedades entre diversos colonos ou meeiros, que ficam incumbidos de cultivar uma determinada área e entregar parte da produção ao proprietário, conservando outra parte para seu próprio consumo.

colono

Na era dos impérios coloniais, colono era o indivíduo que se fixava numa colônia, em geral de forma permanente.

No Brasil, o termo colono se refere a duas situações do trabalhador na agricultura:

No Estado de São Paulo, o termo se refere ao trabalhador agrícola que trabalha por meação, contrato segundo o qual o lavrador fica com a metade da colheita, devendo entregar a outra metade ao proprietário da terra.

Na Região Sul do Brasil, colono é o trabalhador dos núcleos coloniais estabelecidos pelo governo no século XIX, visando a introdução de imigrantes, os quais recebiam um pequeno lote para cultivar, podendo trabalhar também nas fazendas ao redor.

Na Região Nordeste do Brasil, colonos são os proprietários de lotes situados em áreas incluídas em projetos de irrigação (ver, por exemplo, o Projeto Curaçá), criados pelo governo.

Perguntas interessantes