indiquem duas diferenças entre a ocupação portuguesa das terras que hoje fazem parte da região norte e as que fazem parte da região nordeste
Soluções para a tarefa
NORTE:
Em 1616, chegaram os portugueses. Eles construíram fortes militares para defender a região contra a invasão de outros povos. Os portugueses também se interessaram pelas riquezas da Floresta Amazônica. Com isso, a região também foi parte de caminhos do Movimento das Bandeiras.
Quando comparada a outras partes da América Portuguesa,sua conquista e ocupação foi tarde, apenas na época da União Ibérica. Com as dificuldades decomunicação entre o Maranhão e o resto do Brasil, surgiu a ideia de criar um Estado Independente. Por decisão do rei da Espanha, foi criado o estado do Maranhão. Belém passou a ser uma base para repelir as investidas estrangeiras que colocavam em risco as minas de prata espanholas da região do Peru.
As terras do atual Amazonas contou com apresadores de indígenas e Jesuitas que fundara maldeias de catequese. A base econômica para ocupação da Amazônia foi a coleta de recursos florestais (drogas do sertão) administradas pelos jesuítas que utilizavam o conhecimento e amão de obra dos indígenas
NORDESTE:
A ocupação e colonização do interior do Nordeste do Brasil ocorreram somente no final do século XVII. Antes disso, os portugueses fundaram vilas e cidades somente na região próxima ao litoral, onde instalaram os engenhos produtores de açúcar.
A criação de gado estimulou o nascimento de muitas vilas e povoados, que deram origem, futuramente, a muitas cidades pelo interior nordestino. A região interior do Nordeste foi ocupada com a atividade de criação de gado. Esta atividade econômica era complementar à produção açucareira. Além da produção de carne e leite, o gado era usado como transporte de cargas e também para movimentar os engenhos (máquinas) de moer a cana-de-açúcar.