O que é intolerância a lactose, quais suas consequências e como minimizá-las.
Soluções para a tarefa
Resposta: Intolerância a lactose é um distúrbio digestivo associado à baixa ou nenhuma produção de lactase pelo intestino delgado. Os sintomas variam de acordo com a maior ou menor quantidade de leite e derivados ingeridos.
Explicação:
Intolerância à lactose é o nome que se dá à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite.
Como consequência, essa substância chega ao intestino grosso inalterada. Ali, ela se acumula e é fermentada por bactérias que fabricam ácido lático e gases, promovem maior retenção de água e o aparecimento de diarreias e cólicas.
Referência Bibliográfica: Maria Helena Varella Bruna
Explicação:
Intolerância a lactose é uma alergia a um componente do leite, que é a lactose.
Hoje em dia há várias coisas que se pode fazer para minimizar a intolerância a lactose, que pode causar vômitos, entre outras coisas. Dentre elas, há remédios com a enzima lactase que é o contrário da lactose, e há alimentos sem lactose também.