Música, perguntado por annabeatriz200615, 11 meses atrás

O que. E forma rondo e forma binária e ternária vale 10 pontos a melhor resposta me ajudem e para hoje

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
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A discussão de qualquer gênero ou forma musical exige a identificação de diferentes parâmetros de organização. Na música com determinação tonal específica (seja apenas centro tonal genérico, seja tonalidade específica) os parâmetros mais básicos são: seccionamento (números e tipos de seções ou partes); material temático; conteúdo tonal. Esses são suficientes para a identificação de formas musicais instrumentais (e.g. Rondó, Forma–sonata, Forma binária, Forma binária com reprise, Forma ternária). Gêneros musicais (e.g. Ópera, Suite, Sonata, Abertura, Ricercare) necessitam a identificação de outros parâmetros como número de movimentos, funções utilitiárias, possibilidades de formação instrumental. Formas musicais vocais, por outro lado, também necessitam identificação de estrutura literária utilizada (poética ou em prosa), bem como de correspondências entre estruturas literária e musical. No caso do Rondó (como definido acima) trata–se de uma forma musical instrumental, sendo o seccionamento o parâmetro mais genérico e o primeiro a ser necessário, mas a identificação deverá também envolver parâmetros mais detalhados (específicos) como conteúdos temático e tonal. Em relação à estrutura no plano genérico de número e tipo de seções, algumas estruturas usuais podem ser esquematizadas.

A B A (primeiro rondó – três seções ou partes)

A B A C A ou A B A B A (segundo rondó – cinco seções ou partes)

A B A C A B A ou A B A C A D A ou A B A B A B A (terceiro rondó – sete seções ou partes)

Essas estruturas podem ser encontradas principalmente a partir do século XVIII, mesmo se precursores estruturais (mais variados ou menos estabelecidos) tenham existido em períodos anteriores. Dentre essas estruturas, o chamado primeiro rondó é mais encontrado apenas (ou mais caracteristicamente) a partir do início do século XIX. A estrutura do primeiro rondó não era frequentemente utilizada, não apenas por ser menos característica dessa forma musical (pelo baixo número ou variedade de seções), mas porque essa estrutura A B A enseja desenvolvimentos mais característicos de outras formas. Naquela transição entre Classicismo e Romantismo Musical (in. séc. XIX), a estrutura em três seções (A B A) poderia ser utilizada com repetições individuais e imediatas de cada seção (A A B B A) descaracterizando o rondó, ou poderia se desenvolver em semelhança à 'forma binária com reprise' (que contém repetições consecutivas de A e depois de B A, resultando em A A B A B A), ou mesmo em semelhança à 'forma ternária' (que não contém repetições consecutivas das seções, i.e. resultando apenas em A B A). No Classicismo Musical (séc. XVIII), as duas estruturas mais comuns do rondó, identificáveis no esquema acima, foram aquelas do terceiro rondó (viz. A B A C A B A) e do segundo rondó (viz. A B A C A) — essas estruturas foram frequentemente utilizadas no último movimento de sonatas e sinfonias desse período histórico–estilístico. Normalmente, a seção A é denominada refrão (ou ela mesma podendo ser denominada rondo), enquanto cada seção secundária é denominadas episódio (um termo comum na nomenclatura em português; ocorrendo também episode em inglês, episodio em italiano, couplets em francês) — para o uso do termo ritornello, ver Esclarecimentos abaixo.

No plano estrutural mais específico, há diferenças habituais de conteúdo temático e harmônico entre as seções, mas podendo haver também diferenças de tratamento contrapontístico, textura, ou outros aspectos musicais. Seguindo padrões Clássicos, o conteúdo temático de cada seção será formado por um grupo temático específico (podendo apresentar mais de um tema, ou mesmo diversas subseções formando um único tema coeso); quanto ao conteúdo harmônico cada seção terá normalmente um centro tonal principal (embora possa haver uso de vários centro tonais correlacionados). Esses ou outros aspectos musicais podem variar em correspondência com as características estéticas e estruturais de cada período histórico-estilístico — e.g. o rondó Classicista é normalmente bitemático, enquanto o rondó Barroco, como seu antecessor primitivo, era essencialmente monotemático (mesmo entre diferentes seções), e o rondó Romântico tende a ser paulatinamente politemático. Quanto ao conteúdo harmônico, considerando a estrutura em sete seções A B A C A B A como uma das mais comuns no Classicismo e início do Romantismo, as progressões tonais (maior e menor) mais recorrentes vêm apresentadas a s

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