Biologia, perguntado por CHARLI02, 8 meses atrás

O que é extinção de uma espécie?
rapidooo pfvr

Soluções para a tarefa

Respondido por layanesilv
1

A extinção pode ser definida como o desaparecimento de todos os indivíduos de uma espécie no planeta. Dizemos que uma espécie está extinta quando não existe mais nenhum indivíduo pertencente àquela espécie na Terra.

Respondido por lurdinha0775
0

Resposta:

Dizemos que ocorreu uma extinção quando um determinado organismo não está mais presente em um ambiente. A extinção pode ser local ou global. Chamamos de local quando ela ocorre apenas em uma determinada região. Já a extinção global é aquela em que o organismo não é encontrado em todo o planeta. As extinções locais podem ser reversíveis, ou seja, é possível reintroduzir a espécie, por exemplo. Já as extinções globais não podem ser revertidas.

A extinção é, sem dúvida, importantíssima para o processo de evolução. Imagine que a extinção dos dinossauros no Período Cretáceo nunca tivesse ocorrido. Será que os mamíferos teriam se desenvolvido de tal maneira?

Apesar da extinção do Cretáceo ser a mais conhecida, a maior extinção em massa ocorreu no Permiano. Essa extinção foi tão grande que afetou a vida marinha e a terrestre, sendo, provavelmente, resultado de intenso vulcanismo. Acredita-se que mais de 90% das espécies viventes nesse período tenham sido extintas.

Quando ocorre a eliminação de uma grande quantidade de espécies, como na extinção do Permiano, damos o nome de extinção em massa. Entretanto, extinções ocorrem em todo o tempo com uma ou outra espécie. Essas extinções são chamadas de extinções de fundo.

Explicação:

Marca como melhor resposta

Manda amizade

Perguntas interessantes