O que aconteceria com mundo sem a política?
Uma redação
Soluções para a tarefa
Resposta:
A DEMOCRACIA está em risco – e dizem que é assim no mundo todo. Segundo observadores, houve uma súbita ascensão da extrema-direita que tem ameaçado as mais sólidas conquistas do liberalismo político, conquistas que hoje se supunham não apenas duradouras, mas definitivas.
Dentre essas conquistas, menciona-se a liberdade ir e vir (basta dizer que ela está seriamente restringida e controlada, por exemplo, naquela que é tida como a maior democracia liberal dos tempos modernos – os Estados Unidos). O mesmo ocorre com a liberdade de informação, a liberdade de expressão e ensino, a soberania popular e o direito à privacidade.
O que estaria havendo com a democracia?, perguntam-se os doutores. Ninguém responde com certeza. Especula-se, apenas. Mas há um consenso de que a democracia falhou; ou teria chegado ao seu limite: viveria apenas um momento ocasional de crise ou seria o seu fim?
E há mais: os governos estão manietados por grandes corporações econômicas – do mundo financeiro (bancos e fundos), do mundo produtivo (monopólios multinacionais) e do mundo digital (monopólio das grandes empresas cibernéticas – notadamente Google, Facebook, Amazon, Apple, Microsoft)
Os governos podem pouco diante dessas corporações econômicas – são reféns delas. Algumas multinacionais conseguem intervir politicamente de maneira tão acentuada que são capazes de tornar um país ingovernável – e de derrubar governos. Os governos, por sua vez, muitas vezes prometem o que não podem cumprir e acabam desmoralizando ainda mais a democracia.