História, perguntado por anaclaudiaaa1987, 8 meses atrás

o q foi a idads media?​

Soluções para a tarefa

Respondido por kethygamer
0

Resposta:

A Idade Média (adj. medieval) é um período da história da Europa entre os séculos V e XV. Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna. A Idade Média é o período intermédio da divisão clássica da História ocidental em três períodos: a Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna, sendo frequentemente dividido em Alta e Baixa Idade Média.

Durante a Alta Idade Média verifica-se a continuidade dos processos de despovoamento, regressão urbana, e invasões bárbaras iniciadas durante a Antiguidade Tardia. Os ocupantes bárbaros formam novos reinos, apoiando-se na estrutura do Império Romano do Ocidente. No século VII, o Norte de África e o Médio Oriente, que tinham sido parte do Império Romano do Oriente tornam-se territórios islâmicos depois da sua conquista pelos sucessores de Maomé. O Império Bizantino sobrevive e torna-se uma grande potência. No Ocidente, embora tenha havido alterações significativas nas estruturas políticas e sociais, a rutura com a Antiguidade não foi completa e a maior parte dos novos reinos incorporaram o maior número possível de instituições romanas pré-existentes. O cristianismo disseminou-se pela Europa ocidental e assistiu-se a um surto de edificação de novos espaços monásticos. Durante os séculos VII e VIII, os Francos, governados pela dinastia carolíngia, estabeleceram um império que dominou grande parte da Europa ocidental até ao século IX, quando se desmoronaria perante as investidas de Víquingues do norte, Magiares de leste e Sarracenos do sul.Os dois últimos séculos da Baixa Idade Média ficaram marcados por várias guerras, adversidades e catástrofes. A população foi dizimada por sucessivas carestias e pestes; só a peste negra foi responsável pela morte de um terço da população europeia entre 1347 e 1350. O Grande Cisma do Ocidente no seio da Igreja teve consequências profundas na sociedade e foi um dos fatores que estiveram na origem de inúmeras guerras entre estados. Assistiu-se também a diversas guerras civis e revoltas populares dentro dos próprios reinos. O progresso cultural e tecnológico transformou por completo a sociedade europeia, concluindo a Idade Média e dando início à Idade Moderna.

Desde o Renascimento a Idade Média tem sido repetidamente condenada como uma era de obscurantismo, tirania, violência, declínio econômico, degeneração moral e confusão política. A partir do Romantismo, no século XIX, o período passou a ser reavaliado e muitos dos seus aspectos têm sido revalorizados, mas nem sempre com um juízo crítico imparcial e objetivo, persistindo muitos dos estereótipos e preconceitos que caracterizaram a historiografia ao longo dos séculos precedentes, e que ainda definem em larga medida a visão sobre a Idade Média na cultura popular. Leituras distorcidas e falseadas de seus valores, costumes e tradições também têm sido usadas para legitimar ideologias messiânicas, pseudocientíficas, reacionárias e extremistas de natureza política, étnica, religiosa, social e cultural. Apesar dessas distorções, os assuntos medievais têm atraído uma legião de simpatizantes entre o público leigo, têm dado inspiração para romances, filmes, documentários e outras produções, o acervo de arte e arquitetura medieval se tornou uma importante atração turística em muitos países, e o tema já produziu uma vasta bibliografia acadêmica, que não cessa de crescer.

Explicação:

Respondido por Nikuhamonu
0

Resposta:

A idade média foi o período compreendido entre o fim do império romano e a queda do império otomano.

A idade média teve como marco o fim do império romano e a fuga da população para o campo, o que deu origem às unidades administrativas chamadas de feudo. Essa fuga foi devida a violência das cidades por ataques de povos germânicos.

A idade média foi marcada no Ocidente economicamente como feudalismo, que era um sistema econômico de subsistência o qual a maioria das transações econômicas eram realizadas por trocas devido a baixa quantidade de metais.

O marco final da idade média é a queda do império otomano, com os saques a Constantinopla. A cidade foi saqueada, e o que havia nela foi vendido por toda a Europa por mercadores, que posteriormente deram origem a burguesia mercantil. Esse processo de saque e comércio fez com que as pessoas voltassem para as cidades, enfraquecendo os feudos.

Uma organização tinha poder quase absoluto na idade média: a Igreja Católica. A religião, tanto do lado ocidental como no lado oriental, tinha poderes sobre a sociedade da época. A autoridade da Igreja no Ocidente regulava todos os aspectos dos seus adeptos e dos feudos.

Conflitos marcaram a idade média, seja ele entre Reis, ou entre Ocidente e oriente, ou em perseguições de hereges, ou mesmo entremos próprios camponeses.

Perguntas interessantes