O proprietário da loja de brinquedos Puzzle está definindo as metas de vendas para o período de Natal. Para tomar melhor essa decisão, primeiro, ele deseja saber quantos produtos de cada modelo disponível na loja ele precisa vender para que seu empreendimento não tenha lucros e nem prejuízos, ou seja, a partir daquele ponto a empresa cobriu todas as suas obrigações e pode obter lucro. Essa é uma forma de avaliar o desempenho da mesma, momento em que os custos e despesas são iguais às receitas totais. Com base no caso apresentado acima, analise as alternativas seguintes, e assinale a opção correta que indica a ferramenta contábil que o proprietário da loja de brinquedos Puzzle deseja utilizar. Alternativas Alternativa 1: Mark-up. Alternativa 2: Custeio variável. Alternativa 3: Grau de alavancagem. Alternativa 4: Margem de contribuição. Alternativa 5: Ponto de equilíbrio com múltiplos produtos.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa 5 - Ponto de equilíbrio com múltiplos produtos.
Explicação: No ponto de equilíbrio, também chamado de break-even point, ponto de ruptura, ou, ainda, ponto crítico, o lucro da empresa é zero, ou seja, é quando os produtos vendidos pagam todos os custos e despesas fixas e variáveis, mas ainda não sobra nada para o empresário e seus sócios.
É a partir deste ponto que os novos produtos vendidos (desde que com margem de contribuição positiva) passarão a gerar lucro para a empresa. Mesmo sendo um indicador muito simples e fácil de calcular, como dissemos, esta é uma informação vital para a análise de viabilidade de um empreendimento ou da adequação em relação ao mercado.
Resposta:
Alternativa 5
- Ponto de equilíbrio com múltiplos produtos.
Explicação:
Ponto de equilíbrio corresponde à quantidade produzida, ao volume de operações para as quais a receita iguala o custo total, pois é o ponto em que o lucro líquido iguala-se a zero e pode ser demonstrado em unidades
físicas ou monetárias.