O projeto de pesquisa é um dos gêneros textuais muito trabalhado nas universidades, tanto para desenvolver trabalhos acadêmicos (monografia) quanto para se efetivar uma atividade de pesquisa experimental, de laboratório, entre outras formas.
Sabe-se que esse tipo de projeto tem uma estrutura própria, constituída por determinados itens, entre eles: objetivos; cronograma; delimitação do tema; problematização; justificativa.
Assinale a alternativa em que os elementos citados acima apresentam as suas definições de forma incorreta.
O item cronograma traz a previsão ou a estimativa de tempo para o desenvolvimento das atividades. Ou seja, trata de dizer sobre o período de execução das tarefas previstas para a pesquisa.
A problematização é importante porque ajuda a nortear o trabalho, dá indícios de quais caminhos irá pesquisar. A elaboração de questionamentos é importante, nesse momento, pois é por meio deles que as informações são buscadas.
Na justificativa é necessário situar a importância e os porquês do estudo a ser feito; pode-se dizer que se trata de uma pesquisa de relevância para determinados grupos sociais (idoso, criança, mulheres) ou entidades (igreja, escola, sindicato).
O verbo no imperativo (faça, compra, descreva), ao se fazer um objetivo, leva em conta a ação do pesquisador. Também, o objetivo dá conta de dizer da ação a ser desenvolvida dentro da pesquisa, com o intuito de levantar hipóteses sobre o tema a ser investigado.
Quanto ao item delimitação do tema, deve-se esclarecer que toda pesquisa está centrada em um objeto. Esse objeto faz parte de um tema, mais geral, porém, ao se delimitar, busca-se focar em algo específico, para que o pesquisador possa dar conta de investigá-lo, focando na qualidade da pesquisa a ser efetuada.
Soluções para a tarefa
Em se tratando da linguagem utilizada nos projetos de pesquisa, é importante que os verbos estejam no infinitivo, não no imperativo. São assim escritos para facilitar a compreensão do que se pretende alcançar com o trabalho, sendo divididos entre verbos de conhecimento, compreensão, análise, síntese e avaliação.
A alternativa incorreta é “O verbo no imperativo (faça, compra, descreva), ao se fazer um objetivo, leva em conta a ação do pesquisador. Também, o objetivo dá conta de dizer da ação a ser desenvolvida dentro da pesquisa, com o intuito de levantar hipóteses sobre o tema a ser investigado”.
Resposta:
Se o objetivo geral de uma pesquisa é, por exemplo, analisar os recursos tecnológicos utilizados em uma escola de uma determinada região, os objetivos específicos deverão estar orientados para esse alvo, esses específicos serão desdobramentos do geral.
Explicação: